Pular para o conteúdo principal

Resistindo a Tentação- José na Casa de Potifar



Resistindo a Tentação- José na Casa de Potifar

 

                             A Chegada de José na casa de Potifar fazia parte de um plano divino, se assim podemos dizer, por mais que Satanás e os irmãos de José intentassem contra o ungido de Deus, eles só estavam contribuindo para o Bem de José. Pois o Deus que nós servimos tem a especialidade de transformar todos os males em Bênçãos. Quando José foi vendido como escravo para uma caravana de Ismaelitas, Deus de imediato já tocou no coração de Potifar para ir até o local de venda de escravo e comprar um escravo. Ou seja, Deus já estava preparando um lugar onde José poderia ser cuidado e prosperar. O mesmo Deus fará conosco.
                                Não poderia ser outra pessoa? Não! Teria que ser Potifar, ele era generoso, um homem bom; e Deus costuma a colocar pessoas boas e generosas no caminho de seus filhos para que um possa ajudar o outro. Saiba que Deus sempre colocará em nosso caminho pessoas para nos ajudar, principalmente nas horas mais difíceis.
                                Na casa de Potifar havia uma prova para José, independente da mulher de Potifar ser bonita ou feia, vale salientar que quando alguém é formoso a Bíblia costuma a destacar a Beleza da pessoa (Gn. 39:6) Jose precisava resistir os constantes assédios da esposa de seu senhor.
                                Satanás costuma colocar pedra de tropeço nos locais onde os justos estão alojados a fim de derrubá-lo moralmente e espiritualmente. Se de um lado Satanás procura derrubar, do outro lado Deus procura exaltar, e Potifar vendo o talento, a competência, o zelo de José decidiu nomear José como Mordomo em sua casa sobre todos os seus bens. 

                                  A Maneira que Deus usava de benevolência com José era notável, a tal ponto de seu senhor sendo um homem desconhecedor do Deus Vivo perceber. (Gn. 39:2,3)


                                                    Os Convites da Mulher de Potifar

Gn. 39: 7 E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José, e lhe disse: Deita-te comigo.

                             Com isso Potifar também começou a prosperar, e Potifar passou a confiar tanto em José que confiou nas mãos dele todos os seus bens, com exceção a sua mulher.  (Gn. 39: 4-6) A Mulher de Potifar vendo que José era formoso de porte e semblante começou a cobiçá-lo. (Gn. 39: 7) É quando a beleza passa a ser um desafio a mais na vida. É necessário sabermos lidar a nossa imagem e com imagem dos outros, para que não venha a ser um problema de grande proporção.

                            Os Convites da mulher de Potifar era tentador pelo menos por quatro motivos:

1-       José estava na casa dos 20 anos de idade no auge do fulgor da mocidade, quando os desejos carnais são latentes.
(Observamos que Satanás sabe de nossas carências e procura nos suprir sempre da maneira mais errada e desagradável ao SENHOR)
2-       Pelo fato de ser uma mulher rica deveria cuidar muito bem da aparência tornando-se uma tentação ainda maior.
3-       O Ambiente era propicio para ato sexual entre José e a mulher de Potifar, pelo fato de Potifar ser um oficial de faraó que necessitava constantemente se ausentar de casa;
4-       O Fato de ser casada com seu senhor era uma garantia de segredo por que a vida de ambos estava em risco, caso o Relacionamento viesse a ser descoberto. 

José um Jovem temente a Deus

Gn. 39:8 Mas ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe o que está comigo na sua casa, e entregou em minha mão tudo o que tem;
9 ele não é maior do que eu nesta casa; e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto és sua mulher. Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus?

                               José teve todas as chances de “Ficar” com a mulher de seu patrão e recusou todas as oportunidades. José sabia que o melhor de Deus estava por vir, como de fato veio e todos sabem. Fique sabendo que quando satanás nos trás um manjar, por melhor que seja Deus trará outro ainda maior e melhor.

Gn. 39: 10 Entretanto, ela instava com José dia após dia; ele, porém, não lhe dava ouvidos, para se deitar com ela, ou estar com ela. 11 Mas sucedeu, certo dia, que entrou na casa para fazer o seu serviço; e nenhum dos homens da casa estava lá dentro.



                              A mulher de Potifar se sentiu rejeitada depois de várias tentativas de seduzi-lo, 12 Então ela, pegando-o pela capa, lhe disse: Deita-te comigo! Mas ele, deixando a capa na mão dela, fugiu, escapando para fora.13 Quando ela viu que ele deixara a capa na mão dela e fugira para fora,14 chamou pelos homens de sua casa, e disse-lhes: Vede! meu marido trouxe-nos um hebreu para nos insultar; veio a mim para se deitar comigo, e eu gritei em alta voz;15 e ouvigiu-se para ela no caminho, e disse: Vem, deixa-me deixou, aqui a sua capa e fugiu, escapando para fora.16 Ela guardou a capa consigo, até que o senhor dele voltou a casa.

                                Achamos aqui a frustração e reação de uma mulher frustrada que se sentiu rejeitada, e influenciada por satanás para tentar destruir a vida de um servo de Deus.
Gn 39: 17 Então falou-lhe conforme as mesmas palavras, dizendo: O servo hebreu, que nos trouxeste, veio a mim para me insultar;18 mas, levantando eu a voz e gritando, ele deixou comigo a capa e fugiu para fora.19 Tendo o seu senhor ouvido as palavras de sua mulher, que lhe falava, dizendo: Desta maneira me fez teu servo, a sua ira se acendeu.

                               Como Deus já havia colocado Potifar no caminho de José, ele sabia que algo dessa natureza poderia acontecer, Potifar poderia ordenar a morte de José, entretanto Deus estava no controle absoluto da situação.

Gn. 39: 20 Então o senhor de José o tomou, e o lançou no cárcere, no lugar em que os presos do rei estavam encarcerados; e ele ficou ali no cárcere.

                              Agora é um novo estagio na vida de José, na casa de Potifar Deus tornou-se experiente como Administrador, (mordomo-mor) sabia lidar com abundancia de recursos. No presídio José aprenderia a lidar com a Escassez de recursos e a lidar com pessoas de alta periculosidade. Deus por meio das Provas estava preparando José para ser o Primeiro Ministro do Egito. E nem José e ninguém sabia disso, assim como ninguém sabe e nem você sabe o que Deus tem planejado para sua vida, e nem na minha vida.
                               Alguns pregadores deduzem que José possivelmente foi abusado no presídio, descarto essa possibilidade mediante este versículo “O SENHOR porém, era com José, estendendo sobre ele a sua benignidade e dando-lhe graça aos olhos do carcereiro (Gn. 39: 21)
                                Ora, Deus estando com José com suas mãos estendidas e usando de benignidade com José, ninguém poderia usar de malignidade com José, além do Mais logo que chegou José caiu na graça do Chefe do Cárcere (Diretor do Presídio), quem se atreveria fazer maldade com José? O qual deveria contar com todas as referencias e informações de José antes mesmo de encarcerá-lo e se agradou do currículo de José.  


Gn. 39: 22 o qual entregou na mão de José todos os presos que estavam no cárcere; e era José quem ordenava tudo o que se fazia ali.23 E o carcereiro não tinha cuidado de coisa alguma que estava na mão de José, porquanto o Senhor era com ele, fazendo prosperar tudo quanto ele empreendia.

A Estratégia de José para Resistir a Tentação

                             Foi a mais simples e Eficiente de todas “Fugir”, em nenhum momento encontramos na Bíblia incentivos para adentrarmos na prostituição e vence-la, pelo contrário encontramos palavras de ordem como “Foge da prostituição” e Foge da aparência do Maligno. José fugia da aparência do mal e fugia dos laços de prostituição, façamos o mesmo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma