Pular para o conteúdo principal

Hagar e Ismael no Deserto- Deus Ouve


 (Texto Gn. 21; 14-21)
            
                             Abraão levanta pela madrugada, toma pão e um odre de água, dá para Hagar colocando as coisas no ombro dela, pega o menino de aproximadamente 17 anos entrega-o para Hagar e despede a ambos, e despede. Hagar sai uma direção definida no deserto de Berseba, e sai errante. (Gn. 21; 14)
                         Uma dor e uma confiança tremenda dentro de Abraão. Ele sabia que nem Hagar e nem Ismael iriam morrer no deserto, porque Deus havia lhe garantido que faria de Ismael uma grande nação, e para isso Deus supriria todas as necessidades.
                         Por outro lado Sara sua esposa estava muito incomodada, com o desprezo de Ismael em relação à Isaque, estava surgindo um clima muito comprometedor entre Ismael e Isaque, o que poderia cedo ou tarde gerar graves conseqüências. O próprio Deus aceitou a proposta de Sara, porque Deus havia traçado um Propósito na vida de Ismael à parte da casa de Abraão. Mais tarde tudo indica que casa de Abraão e de Ismael entrava em contato entre si, pois no sepultamento de Abraão, Ismael e Isaque estavam juntos pacificamente (Gn. 25:9)


O Deserto de Berseba
                     
           Berseba: (heb. Beer-Seba) Poço de Juramento- Berseba foi cenário do Pacto entre Abraão e Abimeleque (Gn. 21; 23-32) local onde Deus apareceu a Isaque (Gn. 26: 23,24) Jacó partiu de Berseba (Gn. 28: 10) onde Jacó ofereceu sacrifício a Deus (Gn. 46:1) o Profeta Elias se refugiou em Berseba (1ª Rs. 19: 3) Berseba estava no território da tribo de Simeão (Js. 19: 2)    

Deus Ouve Ismael no Deserto de Berseba
 

                    Consumida a água do odre, Hagar já sem esperanças põe o menino debaixo de uma árvore, se afasta dele, á uma distancia de aproximadamente 150 metros para não ver o menino morrer, assentou-se adiante e levantou a voz e o choro. Enquanto isso o menino orava debaixo da arvore invocando ao Deus de Abraão, pois Abraão ensinou o menino a orar. Deus ouviu a oração do menino e enviou um anjo em direção a Hagar para confortá-la e animá-la, que diz a ela:

“Que tens, Hagar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do rapaz desde o lugar onde está. Ergue-te, levanta o moço e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação”.(Gn. 21: 17

        Hagar avistou um poço d’água, foi lá e encheu o odre, e deu água para o menino.

Ismael e Hagar no Deserto

·        No Deserto Ismael e Hagar, sua mãe, andava errantes (Gn. 21; 14)
·        Com pouco pão e pouca água (Gn. 21: 14, 15)
·        Deserto é lugar de oração, choro e pranto diante de Deus (Gn. 21: 16,17)
·        Deserto é o lugar onde Deus envia mensageiros para nos animar e confortar (Gn. 21; 17)
·        Deserto é o lugar onde clamamos a Deus e ele responde (Gn. 21; 17)
·        Deserto é lugar onde Deus Promete e cumpre suas Promessas (Gn. 21: 18-21)
·        Deserto é o lugar onde Deus nos mostra recursos que não estamos vendo (Gn. 21; 19)




·        Deserto é o lugar onde Deus mata a fome e a sede de seus queridos (Gn. 21; 19/Êx. 23: 25/ Ne 9:15)
·        No Deserto Deus é conosco (Gn. 21; 20)
·        No Deserto nós crescemos (Gn. 21; 20)
·        No Deserto nós formamos uma família e prosperamos (Gn. 21; 20,21) 

Comentários

  1. Oi Bispo, Graça e Paz! É bom andar com Jesus, pois ainda que passemos pelo deserto, Ele nos sustentará com o Seu Amor e com a Sua misericórdia.A certeza de que não permitirá nada que venhamos suportar, antes nos dará o escape, nos fortalecerá. abraços, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. O Deserto é a escola do Espírito Santo... onde aprendemos a confiar em Jesus e dependermos somente Dele. Glórias a Deus!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS, OS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS.

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

Mensagem com base em João 9: 1-23


I – Qual causa da Cegueira do Homem?
 Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo:
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.Êxodo 20:4-5
1)Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus
Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta:
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
João 9:2-3

              O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestasse nele a Obra de Deus.

II – Jesus contrariando os Homens                                    …

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3

                           Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites:
Deus condena o uso de Jóias?  
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html
O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia
http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html
Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia:
1.Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.Cabelo longo em lugar do véu 5.Um traje modesto com pudor é mais importante que uma trança atraente 6.O Enfeite interior da mulher cristã vale mais do que um enfe…