Pular para o conteúdo principal

Existe a Trindade na Bíblia?


Deus são Três ou apenas Um?

 

                 Pretendo tratar o assunto aqui de forma breve e conclusiva citando textos da Bíblia sagrada como base na Bíblia.


I -  Onde os Três se manifestam de Forma diferente ao Mesmo Tempo

E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. 
Mateus 3:15-17


                                        Nesse cenário não há como negar a manifestação de três pessoas ao mesmo tempo, fazendo coisas completamente distintas.

- Cristo saindo das águas do Jordão
- Espírito Santo em forma corpórea de uma pomba

- Deus Pai falando audivelmente: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo

                                    Diante disso não há como negar que haja três seres formando uma unidade composta, compondo a Divindade que rege todas as coisas. Verifica-se que essa não é a única passagem bíblica que aponta a manifestação de mais de uma pessoa na criação e formação do mundo e do Universo.

Estevão antes de se recolhido teve uma Visão celestial:

Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;
E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Atos 7:55-56


                                    Estevão estava Cheio do Poder do Espírito Santo, que de algum modo estava manifesto em Estevão, E abrindo seus olhos viu o Cristo de Pé á direita de Deus Pai.


II – Onde o Sujeito está no Plural e o verbo está no Singular


Registra-se:


E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... Gênesis 1:25-26

                                    No caso seriam anjos trabalhando em conjunto com o Senhor? Faria Deus o ser humano semelhantes aos anjos? Ora os anjos não foram criados por Deus? Logo os anjos também são criaturas e não poderiam servir de modelo?  

Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal... Gn. 3:22

                         Os anjos sabiam o que era o Bem e o mal sem se corromper? Não! Estaria Deus falando com anjos? Ou estariam falando com alguém que sabe lidar com o Bem e o Mal sem se corromper?

E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro Gênesis 11:6-7


                                   Como um de nós? Deus não estava consultando anjos e sim pessoas de sua mesma equivalência e poder, com autoridade igual e absoluta? Ou simplesmente consultando anjos?

                                   Curiosamente Genesis 1:1 o sujeito “Deus” está no plural “deuses”, mas o verbo está no singular “criou”. Nota-se Uma ação conjunta, interligada de três seres numa única ação.   

Elohim: Deus no plural
Eloha: Deus no singular

Genesis 1:1 encontramos Elohim, ao invés de Eloha, indicando que Três “Seres Adoráveis” Criou todas as coisas.
No discorrer das escrituras Sagradas encontramos o Pai, o Filho e Espírito Santo como “Criadores” de todas as coisas.



III- Onde os Três são apresentados como Criadores

Cristo como Criador
O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. 
Colossenses 1: 14-18
 

Espírito Santo como Criador
O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.Jó 33:4

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. 
Gênesis 1:2


Deus Pai como Criador

Assim diz Deus, o SENHOR, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela.Isaías 42:5



IV- Argumento dos Defensores da Trindade

“Adoramos um só Deus na Trindade, e a Trindade na Unidade. Não confundimos as Pessoas, nem dividindo(separando) a substancia. Pois existe uma única Pessoas do Pai, outra do Filho e outra do espírito Santo. Mas, a deidade do Pai, do Filho, do Espírito Santo é toda uma só: A Gloria é igual e a Majestade é coe terna!”   ”
(Credo de Atanásio)

É Equivocada a teologia que defende a existência de três deuses, separados, ou admite a existência de um só Deus, colocando Cristo como criatura e o Espírito Santo como força ativa.

A Trindade consiste em afirma que existe apenas uma Divindade Composta de Pai, Filho e Espírito Santo, unidos de comum acordo. Semelhante a nós.

Como Paulo certa feita escreveu:


E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 
1 Tessalonicenses 5:22-23



                                        Somos uma trindade composta de corpo, alma e espírito, três coisas completamente distintas, mas somos apenas um. Assim também é a Trindade Divina.


V- Os atributos de um Deus na Trindade

a - Eternidade:

- Pai

SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.
Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus. 
Salmos 90:1-2


- Filho:


Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:5-6

- Espírito Santo


Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? 
Hebreus 9:13-14


b) Onisciência

Pai

SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.
Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.
Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir. 
Salmos 139:1-6

- Filho


Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,
Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas. 
Colossenses 2:1-4


- Espírito Santo

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; 
1 Timóteo 4:1-2
 

c- Onipotência


- Pai
 
Este é o propósito que foi determinado sobre toda a terra; e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações.
Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás? 
Isaías 14:25-27


- Filho


Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. 
Filipenses 3:19-21


 - Espírito Santo


E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. 
Lucas 1:34-35

d- Onipresença

- Pai


E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. 
Hebreus 4:12-13

 - Filho


Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. 
Mateus 18:19-20

- Espírito Santo


Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face?
Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; 
Salmos 139:6-12


Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 
Atos 5:2-4

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma