Pular para o conteúdo principal

Terceiro Selo: O Terceiro Cavaleiro do Apocalipse- Estudo mais completo




1)    A Comparação
2)    A Missão
3)    A Produção
4)    A Direção
5)    A Interpretação
6)    A Conclusão


1)    A Comparação

E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer o terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança em sua mão.
E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho. Apocalipse 6:4-6

Aos vinte e quatro dias do mês undécimo (que é o mês de Sebate), no segundo ano de Dario, veio à palavra do Senhor ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido, dizendo:
Olhei de noite, e vi um homem montado num cavalo vermelho; e ele estava parado entre as murtas que estavam na baixada; e atrás dele estavam cavalos vermelhos, baios com malhas e brancos.
E eu disse: Senhor meu, quem são estes? E disse-me o anjo que falava comigo: Eu te mostrarei quem são estes.
Então respondeu o homem que estava entre as murtas, e disse: Estes são os que o Senhor tem enviado para percorrerem a terra.
E eles responderam ao anjo do Senhor, que estava entre as murtas, e disseram: Nós já percorremos a terra, e eis que toda a terra está tranqüila e quieta. Zacarias 1:6-11

E outra vez levantei os meus olhos, e vi, e eis que quatro carros saiam dentre dois montes, e estes montes eram montes de bronze.
No primeiro carro eram cavalos vermelhos, e no segundo carro, cavalos pretos,
E no terceiro carro, cavalos brancos, e no quarto carro,
Cavalos baios com malhas, todos eram fortes.
E respondi, dizendo ao anjo que falava comigo: Que é isto, senhor meu?
E o anjo respondeu, dizendo-me: Estes são os quatro espíritos dos céus, saindo donde estavam perante o Senhor de toda a terra.
O carro em que estão os cavalos pretos, sai para a terra do norte, e os brancos saem atrás deles, e os malhados saem para a terra do sul.
E os cavalos fortes saíam, e procuravam ir por diante, para percorrerem a terra. E ele disse: Ide, percorrei a terra. E percorreram a terra.
E chamou-me, e falou-me, dizendo: Eis que aqueles que saíram para a terra do norte fizeram repousar o meu Espírito na terra do norte. Zacarias 6:1-8

a)    As Diferenças
b)    As Semelhanças


a)    As Diferenças

                      I.        Em Zacarias 1:8 O Cavaleiro assentado no cavalo preto ele não aparece, nem a cor de seu cavalo é citada, lá se encontram os cavalos Branco, baios com malhas (amarelo) e Vermelhos.
                    II.        Em Zacarias 6: 1-7 O Profeta ver Carros (Carruagens), mas não ver seus cavaleiros, mas as cores dos carros correspondem às cores dos cavaleiros do apocalipse, mais detalhes abaixo. 
                   III.         Em Apocalipse 6: 4-6 João ver o cavaleiro assentado num cavalo preto com uma balança na mão e em seguida descreve a missão do cavaleiro 

b)    As Semelhanças

                     I.        Quando se compara Apocalipse 6:4-6 com Zacarias 6: 1-3 conclui-se que as cores dos cavalos na Visão de Zacarias e João é igual
                    II.        Todos os cavaleiros estão debaixo do poder e autoridade de Jeová dos Exércitos (Rm. 13:1)
                   III.        São 04 (quatro) Seres Espirituais que serão instrumentos de Juízo de Deus
                  IV.        Tanto os Cavaleiros da Visão de Zacarias como da Visão de João são Frutos de uma Revelação Divina para o Fim dos Tempos
                   V.        Os Quatros seres Espirituais com os cavalos estão juntos na mesma Visão de ambos os Profetas
                  VI.        São quatro Seres Espirituais que estão perante Deus cumprindo e aguardando ordens
                 VII.        Tantos os Seres Espirituais da Visão de Zacarias como os da Visão de João executam os Juízos de Deus para com os maus 


2)    A Missão:

E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer o terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança em sua mão.
E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho. Apocalipse 6:4-6

                        A Missão do Terceiro Cavaleiro é provocar uma crise econômica mundial que venha encarecer os alimentos e assim trazer a fome de modo extenso e critico no mundo. As sementes alimentícias em destaque é o Trigo e a Cevada, alem do Vinho e do Azeite.
Disse-me ainda: Filho do homem, eis que eu quebrarei o sustento de pão em Jerusalém, e comerão o pão por peso, e com ansiedade; e a água beberão por medida, e com espanto;
Para que lhes falte o pão e a água, e se espantem uns com os outros, e se consumam nas suas iniqüidades. Ezequiel 4:16-17

3)    A Produção

A Produção da Cevada e do Trigo segundo a Wikipédia
a)    A Cevada
b)    O Trigo

a)    A Cevada

“A cevada (Hordeum vulgare) é uma gramínea cerealífera e representa a quinta maior colheita e uma das principais fontes de alimento para pessoas e animais. A área cultivada no mundo chega a 530 000 km². O seu período de germinação é de um a três dias. Suas flores são dispostas em espigas, na extremidade do colmo, e os aquénios, amarelados e ovóides.
É uma cultura tipicamente de inverno que não tolera o alagamento, sendo resistente a seca quando comparada ao trigo, mas exigente em relação à fertilidade do solo.
A cevada fornece uma farinha alimentícia e o produto resultante da germinação artificial dos grãos (malte) é utilizado na fabricação da cerveja e de outros produtos. Os grãos torrados e moídos são usados na fabricação de uma bebida sem cafeína de aspecto semelhante ao do café. A cevada é ainda empregada em alimentação animal como forragem verde e na fabricação de ração. 1
(Fonte WIKIPÉDIA)
“Cevada foi cultivado em cerca de 100 países em todo o mundo em 2007 A produção mundial em 1974 foi de 148.818.870 toneladas; desde então, tem havido um ligeiro declínio na quantidade de cevada produzida no mundo. [24] Após os resultados de 2011, a Ucrânia foi o líder mundial em exportação de cevada. [31](Fonte: WIKIPÉDIA)

b)    O Trigo
“Trigo (Triticum spp.) [1] é um cereal, originalmente da região do Levante do Oriente Próximo e montanhas etíopes, mas agora cultivada em todo o mundo. Em 2010, a produção mundial de trigo foi de 651 milhões de toneladas, tornando-se o terceiro cereal mais produzido após milho (844 milhões de toneladas) e arroz (672 milhões de toneladas) [2] O trigo era o segundo cereal mais produzido em 2009; produção mundial naquele ano foi de 682 milhões de toneladas, após o milho (817 milhões de toneladas), e com o arroz como um terceiro próximo (679 milhões de toneladas). [3]
Este grão é cultivado em mais área de terra do que qualquer outro alimento comercial. [Carece de fontes] O comércio mundial de trigo é maior do que para todas as outras culturas associadas. [4] Em termos globais, o trigo é a principal fonte de proteína vegetal na alimentação humana, tendo um teor de proteína mais elevado do que outros cereais importantes, o milho (milho) ou o arroz. [5] Em termos de tonelagens totais de produção utilizados para a alimentação, é atualmente o segundo de arroz como a principal cultura alimentar humana e à frente de milho, depois de deixar para o milho é mais ampla utilização na alimentação animal. Juntamente com este trigo pode ser utilizado em cimento
Trigo Raw pode ser moído em farinha ou, usando trigo duro só, pode ser moído em sêmola; germinou e seco criando malte; esmagado ou cortado em trigo rachado; parbolizado (ou cozido no vapor), secos, triturados e de-branned em bulgur também conhecido como grumos. Se o trigo bruto é dividido em partes da usina, como geralmente é feito, a casca exterior ou farelo pode ser usado de várias maneiras. O trigo é um ingrediente importante em alimentos como pão, mingau, biscoitos, bolachas, cereais, panquecas, tortas, doces, bolos, biscoitos, bolos, pães, rosquinhas, molho, boa (uma bebida fermentada), e cereais de pequeno-almoço (por exemplo, Wheatena, creme de trigo, o trigo Shredded e Wheaties).” (Fonte: WIKIPÉDIA)


4)    A Direção:

E o anjo respondeu, dizendo-me: Estes são os quatro espíritos dos céus, saindo donde estavam perante o Senhor de toda a terra.
O carro em que estão os cavalos pretos, sai para a terra do norte, e os brancos saem atrás deles, e os malhados saem para a terra do sul. Zacarias 6:4-6

                        Segundo a Visão do Profeta Zacarias o Carro em que estão os Cavalos Pretos seguem para o norte (Países do Hemisfério Norte). Então concluísse que o Terceiro Cavaleiro do Apocalipse vai executar o Juízo Divino no Hemisfério Norte, que automaticamente de certo modo vai prejudicar ainda mais a Economia do Hemisfério Sul que depende dos Países Ricos para se manter.  
                        E coincidentemente envolvem a extrema maioria dos maiores dos Países Produtores de Cevada e trigo do mundo veja a lista:  
a)    Produção da Cevada
b)    Produção do Trigo

a)    Produção: Cevada
                    Da Lista dos Países de maior produção de Cevada todos está localizado no Hemisfério norte, com exceção de apenas dois países Austrália e Argentina que estão no Hemisfério Sul.
Top produtores de cevada 
(milhões de toneladas métricas)
CategoriaPaís200920102011
01 Rússia17,88.316,9
02 Ucrânia11,88.49.1
03 França12.810.18.8
04 Alemanha12.210.48.7
05 Austrália7.97.27.9
06 Canadá9,57.67.7
07 Turquia7.37.27.6
08 Reino Unido6.65.25.4
09 Argentina1.32,94.0
10 Estados Unidos4.93,93.3
-Total de World151,8123,7134,3
Fonte: Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO)
[ 30 ]


Produção: Trigo

                        Os maiores produtores de Trigo em sua maioria estão no Hemisfério Norte. Dos 15 Países Maiores Produtores de Trigo do Mundo apenas dois países Argentina e Austrália estão no Hemisfério Sul segue a lista.

Principais produtores de trigo
(em milhões de toneladas métricas)
CategoriaPaís2009201020112012
1 China115115117126
2 Índia80808695
3 Estados Unidos60605462
4 França38403840
5 Rússia61415638
6 Austrália21222730
7 Canadá26232527
8 Paquistão24232524
9 Alemanha25242222
10 Turquia20192120
11 Ucrânia20162216
12 Irã13131314
13 Cazaquistão1792213
14 Reino Unido14141513
15 Argentina9151411
-Mundo686651704675
Fonte: Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas [ 68 ]
                         

5)    A Interpretação

                        É Perigosa toda e qualquer tentativa de interpretar a Bíblia sem utilizar a Bíblia como base, toda e qualquer interpretação de textos sagrados isolados não passam de Especulação, teoria, com serio risco de se tornarem heresias.
                        A Interpretação aqui apresentada é fruto da comparação das Revelações do Apostolo João e do Profeta Zacarias Resultado da comparação e do sentido encontrado nos três textos: Apocalipse 6: 1- 8/ Zc. 1: 8-11 / Zc 6:1-8.
                        É Lógico que há um risco de Erro na interpretação, todavia, não é minha intenção conduzir ninguém ao erro, passo o que creio.

E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer o terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança em sua mão.
E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho.
Apocalipse 6:4-6

                     I.        Balança na Mão: Tudo sob medida, limitação de alimentos (trigo) e bebidas (cevada), aumento astronômico de preços de alimentos e bebidas.

                    II.        O Trigo: E o grão mais cultivado no mundo, o Trigo desponta entre os Três cereais mais consumidos do mundo ao lado do Arroz e do Milho. Seus derivados são diversos e populares: Pães, Bolos, Biscoitos, Massas, Doces, Salgados...


                   III.        A Cevada: é a quinta maior colheita de gramínea cerealífera, é também uma das principais fontes de alimento para pessoas e animais. É utilizada na produção de Malte utilizada na Produção de Cerveja e outros produtos inclusive o etanol. Os grãos de Cevada são usados na fabricação de uma bebida sem cafeína semelhante ao café. A Cevada é ainda empregada em alimentação animal como forragem verde e na fabricação de ração. (Fonte: WIKIPÉDIA)

                  IV.        O Denário: Salário de um trabalhador de dia de serviço, valor de um de trabalho. O Valor do Salário Mínimo (2014) é de R$ 724,00 (setecentos e vinte e quatro reais), cujo valor diário é de cerca de R$ 24,00 (vinte e quatro reais).

                   V.        A Medida de Trigo e da Cevada por um Denário: Significa que o preço desses produtos vai ficar elevadíssimo ocasionando a Inflação e subseqüente miséria. O Quilo da farinha de trigo (abril/2014) custa em torno de R$ 3,00 (três reais), com a Chegada do Terceiro do Cavaleiro do Apocalipse chegará a R$ 24,00 (vinte e quatro reais)

                  VI.        Não Danifiques o Azeite e o Vinho: O Azeite é usado na alimentação, mas também nas funções sacerdotais (Êx. 35: 28), costuma a simbolizar a unção e a pessoa do Espírito Santo. (Sl 133)

Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; Tiago 5: 13-14
E o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração do homem. Salmos 104:15

                 VII.        ...E o Vinho: O Vinho serve para ajudar aos amargurados de espírito.

Dai bebida forte ao que está prestes a perecer,
e o vinho aos amargurados de espírito.
Que beba, e esqueça-se da sua pobreza,
e da sua miséria não se lembre mais. Provérbios 31:5-7

               VIII.         Antecessor: O Terceiro Cavaleiro do Apocalipse vem sucedendo o Cavaleiro assentado no cavalo vermelho (Cavaleiro da Guerra), isso indica que depois de estabelecida as Revoluções semelhantes a “Primavera Árabe” onde as Guerras Civis e militares estão espalhadas em vários cantos mundo. Vem esse Cavaleiro causando um colapso Econômico conduzindo muitos povos a miséria.  


                  IX.        Sucessor: Será sucedido pelo Quarto Cavaleiro aquele que está assentado no cavalo baio (Amarelo) que ceifará 1/4 da população global com Guerras, Pestes, Fome e Feras da Terra.

                   X.        O Carro em que estão os cavalos pretos, sai para o norte

E o anjo respondeu, dizendo-me: Estes são os quatro espíritos dos céus, saindo donde estavam perante o Senhor de toda a terra.
O carro em que estão os cavalos pretos, sai para a terra do norte, e os brancos saem atrás deles, e os malhados saem para a terra do sul. Zacarias 6:4-6
 Se de fato o Cavaleiro assentado no cavalo preto seguir na Direção do Norte (hemisfério norte) os países ricos ficarão pobres e o colapso econômico associado à miséria comum em alguns países africanos e latinos, se expandirão aos países do primeiro mundo.

                  XI.        Crise Financeira Global: Como os países do Hemisfério Sul dependem economicamente dos países do Hemisfério norte, e, estando esses países mergulhados no caos financeiro, todos os países do mundo serão atingidos.  

                       XII.        A Fome no Mundo Hoje: A Morte de uma Criança de fome a cada 10 segundos: O uso de um chamativo slogan em uma campanha de ONGs na Grã-Bretanha para destacar a gravidade da situação vivida por crianças com desnutrição ─ o de que uma criança morre de fome a cada dez segundos ─ gerou críticas por parte do próprio Programa de Alimentação da ONU (WFP, na sigla em inglês). O slogan foi adotado pela campanha Enough Food for Everyone If no dia 6 de junho, atualizando outro que vinha sendo usado, o de uma morte a cada 15 segundos. A campanha visa pressionar os líderes do G8, que estão reunidos na Irlanda do Norte, a adotar medidas para combater o problema. (Fonte: BBC BRASIL)

               XIII.        Fome matou 260 mil pessoas na Somália entre 2010 e 2012, diz ONU: Um relatório produzido pelas Nações Unidas e a Rede de Sistemas de Alertas Antecipados para Crises de Fome, financiada pelos Estados Unidos (Fews Net), mostra que 260 mil pessoas morreram nos últimos dois anos na Somália. A cifra é maior do que a crise que atingiu o país em 1992 e deixou 220 mil mortos. Metade delas eram crianças com menos de cinco anos, aponta o documento. A ONU também deixa claro que o mundo ainda reage com muita lentidão a crises humanitárias deste tipo. A crise atual, segundo especialistas uma das piores tragédias humanas ligadas à fome nos últimos 25 anos, foi gerada por uma seca extrema, e piorada por uma guerra civil entre grupos rivais que lutam pelo poder no país. (Fonte: BBC BRASIL)

               XIV.        13 milhões de pessoas passam Fome no Brasil: A FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) divulgou um novo relatório sobre a fome no Brasil mundial. De acordo com o documento, em 20 anos, o número de pessoas que passam fome no Brasil foi reduzido em quase 10 milhões. Os dados mostram que entre 1992 e 2013, o número de cidadãos brasileiros famintos caiu de 22,8 milhões para 13,6 milhões de pessoas. Com este resultado, o país atingiu uma das Metas do Milênio, ao lado de outras 30 nações. (Fonte: CICLO VIVO)

                XV.        Dois Cavaleiros lado a lado: O carro em que estão os cavalos pretos, sai para a terra do norte, e os brancos saem atrás deles Segundo o Profeta Zacarias os Carros estão na mesma direção: O Norte. O Cavaleiro assentado no cavalo branco atuará em conjunto com o cavaleiro assentado no cavalo preto, a missão de ambos são distintas, mas o objetivo é o mesmo, cumprir o Juízo divino.

               XVI.        O Cavaleiro assentado no cavalo branco: E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.
Apocalipse 6:1-2. Com a missão de provocar a discórdia entre os homens, chegando ao ponto de fazer com que os homens maus matem uns aos outros, causando instabilidade Política e Social através de Revoluções como houve no mundo árabe.


6)    A Conclusão

                                   O Terceiro Cavaleiro do Apocalipse é um ser espiritual que está perante Deus e percorre a terra, levando ao SENHOR relatos do comportamento dos homens, juntamente com os demais mensageiros. Todavia aguarda a ordem divina para executar o Juízo de Deus sobre os homens. 


                                    Na Bíblia há relatos de períodos de fome em Samaria devido ao cerco.

E sucedeu, depois disto, que Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todo o seu exército; e subiu e cercou a Samaria.
E houve grande fome em Samaria, porque eis que a cercaram, até que se vendeu uma cabeça de um jumento por oitenta peças de prata, e a quarta parte de um cabo de esterco de pombas por cinco peças de prata.
E sucedeu que, passando o rei pelo muro, uma mulher lhe bradou, dizendo: Acode-me, ó rei meu senhor.
E ele lhe disse: Se o Senhor te não acode, donde te acudirei eu?
Da eira ou do lagar?
Disse-lhe mais o rei: Que tens? E disse ela: Esta mulher me disse: Dá cá o teu filho, para que hoje o comamos, e amanhã comeremos o meu filho.
2 Reis 6:23-28


                        Será que em virtudes de Guerras provocadas pelo cavaleiro assentado no cavalo vermelho, vamos deparar situações como esta? Creio que não, mas, refugiados da Siria e países desestabilizados depois das Revoluções (Primavera Árabe) estão em situação calamitosa em países vizinhos. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma