Pular para o conteúdo principal

A FAMÍLIA DE ABEL

a)    Quem foi Abel?

Abel era um homem justo, temente a Deus, zeloso que procura ser fiel a Deus em tudo, inclusive as ofertas e primícias (Dízimos), procurava ser fiel em tudo. Abel era o segundo filho do casal, a Sagrada Escritura não relata que Abel foi à segunda criança gerada pelo casal, o que permite supor que havia filhas do casal entre Caim e Abel, tornando possível um casamento entre irmãos.
                                    No tempo de Abel e Caim deveriam existir pelo menos duas irmãs entre eles. Sendo Abel caçula deveria ser o xodó da casa, sendo paparicado por todos com exceção de Caim.

                       Evidentemente um homem casado com a própria irmã, já que a Lei de Moisés ainda não existia condenando casamento entre irmãos, e, conseqüentemente pai de filhos e filhas quando foi assassinado por seu irmão mais velho Caim.

                                   Era um homem próspero, que criava ovelhas para o consumo de leite e produção de lã que poderia ser utilizada na confecção de roupas.

                                    Deveria ser um bom filho, bom esposo, bom pai chamando a atenção de todos para si, e principalmente a atenção de Deus. O que provocava um sentimento de ciúme e inveja em Caim seu irmão mais velho, o que ocasionou na sua morte.

Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. Hebreus 11:3-4

                                   Caim vendo o testemunho, a prosperidade e de como Deus abençoava Abel, decidiu matá-lo ao invés de se aperfeiçoar no seu testemunho.


b)   De onde veio a Esposa de Abel?

                                   Ao examinar as Sagradas Escrituras com cautela e atenção aos pormenores, dependendo a visão de quem estuda e medita na Bíblia, chega-se a conclusão de que Abel era um homem devidamente casado e possuía filhos e filhas.

                                   A Bíblia NÃO nos informa que Abel foi à segunda criança gerada pelo casal, apenas indica que Abel foi o segundo filho. O mesmo sucede a Caim, a Bíblia também NÃO informa que Caim foi o primogênito de Adão, informa apenas que Caim foi o primeiro filho do sexo Masculino, abrindo margem para a suposta existência de filhas antes do nascimento de Caim e Abel. Ou seja, Antes de Caim Eva já havia gerado pelo menos duas meninas. Eva ficou muitíssimo feliz quando Caim nasceu e disse: “... Alcancei do SENHOR um Homem”. (Gn. 4:1)

                                   Abel era o segundo homem, não a segunda criança a nascer, tudo levar a crer que entre o nascimento de Caim e Abel, Adão e Eva conceberam filhas, tornando possível o casamento de Caim, Abel e futuramente o casamento de Sete.

E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque; Gênesis 4: 16-17
E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do Senhor Gênesis 4: 25-26

                                    Como Sete poderia casar-se senão houvesse irmão, ou pelo menos primas? Considerando que Caim estava na Terra da Fuga (Node) como fugitivo. Será que Sete um invocador do Deus Vivo procuraria uma esposa entre os descentes de Caim?
Claro que não! Para casar-se ele teria ao menos duas alternativas:

·         Casar-se com uma Irmã, filha de seu Pai Adão
·         Casar com uma Prima, filha de Abel

                                   A Esposa de Abel sem sobras de duvida alguma deveria ser uma de suas irmãs. Levando em conta que Caim somente gerou filhos na Terra de Node.

E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque. Gênesis 4: 16-17

                                   Pode-se até se admitir que Caim seja o primogênito e Abel o segundo filho do casal Adão e Eva, mas somos forçados a admitir que entre Abel e Sete o casal gerasse pelo menos duas ou três filhas.

                                   No caso seria a esposa de Caim, a esposa de Abel, e evidentemente a esposa de Sete. Pode-se também admitir-se que Sete houvesse casado com umas das filhas de Abel.
                                   O Casamento de Abel pode causar estranheza em alguns, porém, se não admitirmos que Abel fosse casado teremos que responder ao menos 13 Perguntas.
               

a)            Os Filhos de Abel

Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.
O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.
Gênesis 4: 12-15

Quando Caim levou Abel para um lugar deserto no bosque, onde ninguém poderia assistir seu crime, ele não pensou nas conseqüências de imediato. Caim pensou depois, temendo os filhos de Abel, que poderiam matá-lo, por isso tornou-se fugitivo e medroso.

 Negar que Abel era casado e possuía Filhos consiste em responder ao menos 09 Perguntas:

1)            Caim sabia que não seria perdoado devido à dimensão da gravidade de seu crime. Por isso disse: Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada. Ora, quem não perdoaria a Caim, além de seus pais? Os filhos de Abel?

2)            ... E serei fugitivo e vagabundo na terra... De quem fugiria Caim, se de Deus ninguém pode fugir, não seria dos filhos de Abel?

3)            ... E será que todo aquele que me achar, me matará... Quem poderia matar Caim, vingando a morte de Abel, se não fosse seus filhos?

4)             O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. Deus admitia a possibilidade de alguém além de Adão e Eva matar a Caim.

5)            Quem seria castigado sete vezes senão os filhos de Abel? E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse. Quem poderia achar Caim e matá-lo se não encontrasse um sinal? Os Filhos de Abel?

6)            Quando Caim diz: Serei fugitivo, ele temia que os filhos de Abel, quando atingissem a idade adulta lhe procurasse para matá-lo.

7)            Quando Caim fala: ... E será que todo aquele que me achar, me matará... Ele estava com medo de ser achado pela descendência de Abel?

8)            Por que Caim deveria temer a descendência de Sete, seu irmão que nem se quer havia nascido?
E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.

9)            Quando Caim assassinou Abel, Sete ainda não havia nascido, como poderia Caim ter tanto medo de Sete, sem que existisse?

10)         Sete nasceu quando Adão conta com Cento e trinta anos

11) Sendo a família de Adão e Eva a unica família na terra quem poderia vingar a morte de Abel, se não fosse o filhos de Abel? 

Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. 1 Coríntios 15:45
 E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes. Gênesis 3:20
 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. 1 Timóteo 2:13

12) Mesmo considerando que Caim teria medo de Sete e seus descendentes, Sete era apenas um bebê, e seus filhos ainda não teria nascido. 

13) Quem poderia contar com mais interesse do que os filhos de Abel para vingar sua morte? 


a)             Outros Pontos a Considerar sobre os filhos de Abel

Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. 1 Coríntios 15:45
E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes. Gênesis 3:20
Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. 1 Timóteo 2:13

                                   Partindo do raciocínio com base nos textos supracitados quando ocorreu o primeiro homicídio da história, somente havia Caim com sua esposa, Adão e Eva, e além destes Abel com sua família. Descartam-se quatro hipóteses:

1)    Caim não temeria a seus pais, porque apesar de tudo era amado por eles,
2)    Caim não temeria suas irmãs, pois não teria força contra ele,
3)    Caim não temeria Sete porque este nem teria nascido.  
4)    Caim não teria a quem temer já que não haveria outra família na terra


                                   Caim somente poderia temer a família de Abel, que já deveriam está na adolescência, e se sentiriam no legitimo direito e dever de vingar a morte de seu pai.  Lembrando de um fato curioso, que o nome do SENHOR só passou a ser invocado na descendência de Sete (Gn. 4:26) os filhos de Abel não teriam seguido o exemplo do pai, o que amedrontava ainda mais a Caim.
                                   Diante disso Deus coloca um sinal em Caim, considerando as possibilidades reais de Caim ser morto por alguém.

O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse. Gênesis 4: 14-15

                                   A Fuga de Caim para a Terra da Fuga(Node) teria pelo menos dois motivos:



1)    Fugir da face de Deus (Gn. 4: 14)
2)    Não teria mais conforto e nem clima familiar para permanecer com Adão e Eva ali



3)    Fugir da face dos filhos de Abel 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma