Pular para o conteúdo principal

COMO É O INFERNO / HADES?

Como é o Inferno?

Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele pesa todas as suas veredas. Provérbios 5:21
E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. João 5:29


        I.            O Inferno na Crença Popular

                               Na visão de Alguns o Inferno é um lugar cheio de chamas de fogo, semelhante a um gigantesco forno de lenha aceso com multidões de sendo queimadas. Para outros o Inferno é idêntico com as ilustrações de “A Divina Comédia” de Dante Alighieri, onde pessoas são atormentadas de varias maneiras por demônios tenebrosos e sádicos, lá segundo a visão de alguns religiosos as almas seriam torturadas eternamente com instrumentos de tortura, estes instrumentos são parecidos com os equipamentos dos torturadores da famosa “Santa Inquisição” durante a Idade Média.
                               Há ainda aquele grupo de pessoas que acreditam que o Inferno é aqui, e outro grupo que afirma que o Inferno nem se quer existe. Ah! E antes que eu esqueça tem aquele grupo de pessoas que imagina o Inferno como o lugar que Satanás reina junto com seus demônios e tortura de diversas formas os habitantes do Inferno.
                               Mas, o que a Bíblia realmente ensina sobre o Inferno? É o que vamos ver a seguir nesta postagem, porém, primeiro vou refutar a luz da Bíblia as ideias equivocadas sobre o Inferno plantadas por gerações, alienando pessoas.

1.       O Inferno não é um lugar cheio de Chamas: Como prova disso o fogo não é capaz de queimar e muito menos atormentar almas. O Fogo o qual conhecemos somente pode ferir e atormentar o corpo pode até mesmo resumi-lo a cinzas, porém, jamais poderá danificar a alma. Então o “Fogo” que a Bíblia se refere é simbólico, trata-se de um sofrimento que pode que atormenta a alma daqueles que habitam no Inferno.

Refutação: Lucas 16: 19-29

 2. O Inferno retratado por Dante Alighieri: Está longe da realidade que a Bíblia ensina, pois lá, não há instrumentos de tortura. Deus não ordenou a nenhum ferreiro espiritual criar ferramentas para atormentar as pessoas no Inferno. O Hades é um lugar no mundo dos Mortos onde almas são aprisionadas para pagarem por seus males.

E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; Judas 1:6

Refutação: Lucas 16: 19-29

3.       O Inferno não é aqui: O Inferno não pode ser aqui, pois, aqui apesar de todos os pesares ainda encontramos pessoas e coisas que nos servem de conforto, apoio e alivio, nos ajudando a superar todos os sofrimentos. E acima de tudo aqui ainda podemos sentir a presença de Deus, a qual excede todo entendimento humano e preenche todos os vazios da alma lhe proporcionado felicidade e salvação mesmo diante de todas as adversidades.
E tu, Cafarnaum, que te levantaste até ao céu, até ao inferno serás abatida. Lucas 10: 15

Refutação: Lucas 16: 19-29

4.       O Inferno não Comandado pelo Diabo: Satanás e seus Demônios não mandam no inferno, não entram e nem saem de lá, mas serão lançados no Hades em tempo oportuno quando Jesus ordenar sua prisão.

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; 
Mateus 25: 41

Refutação: Apocalipse 20: 10  

5.       O Inferno não Existe? Negar a existência do Inferno é o mesmo que negar a Justiça Divina, é o mesmo que afirmar que todas as pessoas injustas, que cometeram maldades durante sua vida terrena ficarão impunes.  Ora, Jesus pregou a existência do Hades como uma lugar de Punição e Juízo Divino. 

Refutação:

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós. Mateus 23: 15

1.       O Inferno é um lugar de Descanso/Aniquilamento? Não é isso que Jesus ensinou, de fato, temos que concordar que Inferno/Seol algumas vezes é traduzido como “sepultura” ou mundo dos Mortos, justamente por ser um lugar no mundo dos mortos. Todavia, é um lugar preparado para os ímpios e não para os justos. Davi desejava ir para o Mundo dos Mortos, para o repouso eterno/Seio de Abraão, mas não para um lugar de Sofrimento separados para os Ímpios. Quando Jesus Ilustra o Hades e o Seio de Abraão ele mostra que tanto o Hades como o Seio de Abraão estão ocupando o mesmo espaço, todavia, nesse espaço há um lugar reservado para os Justo e outro para os ímpios. Para retirar suas conclusões Leia Lucas 16:19-29

Observação: A Palavra Inferno é uma palavra de origem latina e significa “lugar inferior”. A Palavra grega para designar o lugar de Tormento segundo os padrões da Bíblia é “Hades” no grego e “Seol” no hebraico. A Palavra Inferno foi introduzida em Bíblia de traduções católicas para designar o “mundo Inferior, debaixo” onde prevalece o sofrimento das almas.  


      II.            O Fogo no Hades/Inferno

Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. Marcos 9:46

                                               O Fogo citado sobre o Hades é um Fogo espiritual, não se trata de um fogo literal semelhante a este que conhecemos, mas o sofrimento no Hades será igual a uma queimadura desse fogo comum, que nos tira o sono e o sossego. 
                                               Ora, um fogo que nunca se apaga, não pode ser confundido com o fogo terreno que contemplamos nas fogueiras, nos fogões a gás e a lenha... Este fogo que conhecemos necessita de combustível, algo que venha mantê-lo aceso, é um fogo finito e limitado. O Fogo terreno provoca danos ao corpo e não a alma.
                                               O Fogo do Hades/Inferno é um fogo espiritual que jamais se apaga e não carece de ninguém para mantê-lo aceso. Ele aflige a alma e não o corpo é um fogo infinito e ilimitado.
               

    III.            O Hades/Inferno segundo os Padrões da Bíblia

                               O Hades/Inferno segundo os padrões da Bíblia, sãos prisões eternas aonde ninguém, pode escapar e terão consciência de suas culpas e pecados é um lugar:

·         Onde os Sofrimentos duram por tempo indeterminado
·         Onde os Sofrimentos e tormentos são reais
·         Onde a Esperança de dias melhores não Existe
·         Onde os Lamentos não adiantam nada
·         Onde o Arrependimento é tarde demais
·         Aonde a Alegria nunca chega
·         Onde as Oportunidades não existem
·         Onde a Paz não está
·         Onde as Orações não são respondidas por Deus
·          Onde a Ausência de Deus é percebida por todos
·         Onde não há Consolo
·         Onde há pranto e ranger de dentes
·         Onde Choros e Lamentos não cessam
·         Onde o Espírito Santo não consola e nem ajuda
·         Onde Cristo não oferece Salvação e nem Graça
·         Onde todos se convencem que estão errados
·         Onde as lembranças Boas da Vida terrena apenas contribuem
·         Onde os Presos jamais ouvirão o anuncio da sua Liberdade
·         Onde a Segunda Morte é a Promessa mais confortadora
·         Onde os gritos e rogos pedindo socorro são ignorados pelos homens
·         Onde o Rico clama por migalhas do Reino Celestial
·         Onde não há mais Saída
·         Onde se descarta toda e qualquer possibilidade de fuga
·         Onde os Pobres se compadecem dos Ricos
·         Onde os Poderosos ficam fracos e desvalidos
·         Onde os Opressores são oprimidos, gemem e clamam por Misericórdia.
·         Onde os falsos cristãos se arrependerão amargamente por fingirem ser cristão
·         Aonde o líder religioso vai se arrepender de modo amargo por se comportar como um mercenário e lobo devorador de ovelhas
·         Aonde o padre vai se arrepender por não haver abandonado a batina das heresias  
·         Onde as placas de Igrejas não possuem nenhum valor
·         Aonde os Assassinos terão o desejo de morrerem; até mesmo pelo modo mais cruel, para assim se tornarem livres do Hades   
·         Onde os ricaços terão inveja dos pobres que herdaram o reino Celestial
·         Onde os ladrões e roubadores não roubarão e nem furtarão a salvação
·         Onde cessaram todo e qualquer desejo de se prostituir, adulterar, fornicar...
·         Onde a sensualidade, homossexualidade e desejos desenfreados se converterão em vergonha e dor.
·         Onde os juízes e promotores de Justiça que negligenciaram a Justiça colherão os frutos do absinto das injustiças
·         Onde os linguarudos desejarão a mudes, o segredo, que deveria haver guardado em vida terrena.
·         Onde os Reencarnacionistas ficarão convictos que foi ordenado aos homens a nascerem apenas uma vez e depois disso o juízo (Hb. 9: 27).
·         Onde profissionais da saúde que omitiram socorro, clamarão por socorro e lhe será negado.
·         Onde aqueles que negaram a água da vida terão sede
·         Onde aqueles que negaram o pão terão fome
·         Onde aqueles que negaram saúde ficarão doentes espiritualmente
·         Onde aqueles que negaram vestes ficarão nus, com toda sua vergonha exposta.
·         Onde os Maus se arrependerão por suas maldades
·         Onde muitos Bons dirão: Não basta ser Bom, tem que ser justo lavado no sangue de Cristo!
·         Onde os Grandes se sentirão pequenos
·         Onde os Senhores se sentirão piores do que os escravos
·         Onde os Sádicos e Cruéis serão atormentados no espírito
·         Onde os Conhecimentos e Ciências humanas valerão menos do que esterco
·         Onde os sábios segundo os Homens se sentirão como verdadeiros tolos por rejeitarem a Palavra de Deus em tempo oportuno
·         Onde os ateus clamarão a Deus com uma fé sem igual
·         Onde os Corruptos colherão o preço do suborno
·         Onde os Valentes são frouxos e covardes
·         Onde os Enganadores (bom de lábia) ficarão convencidos que são grandes imbecis
·         Onde os Ingratos colhem os frutos da Ingratidão
·         Onde os sequestradores sentirão o desejo de serem sequestrados do Hades sem cobrança de resgate
·         Onde os avarentos colherão a misérias e as desgraças
·         Onde aqueles que dizem que o dinheiro compra a felicidade, ficarão convencidos que no Hades o dinheiro nada vale para comprar a felicidade celestial.
·         Onde os Céticos não terão nenhuma dúvida acerca de Deus e de sua Palavra
·         Onde os falsos religiosos conviverão com as verdades que negaram em vida
·         Onde os Orgulhos verão sua soberba em humilhação
·         Onde os Covardes serão traídos por sua falsa esperança
·         Onde os Feiticeiros/ Bruxos colherão os frutos de suas Maldições e Agouros
·         Onde os Homossexuais e Lésbicas assumirão sua verdadeira identidade sexual
·         Onde o Idólatra verão que seus Ídolos não salvam
·         Onde os Mentirosos se depararão com a verdade nua e crua que eles negavam e procuravam esconde-la
·         Onde os Impuros desejarão a Pureza
·         Onde as vestes de gala como púrpura e linho finíssimo e serão como pano de saco
·         Onde as migalhas do Reino de Celestial oferecem grande alívio
·         Onde muitos ricos terão inveja de mendigos terrenos
·         Onde aprenderão o que de fato é o Hades/inferno
·         Onde os Tormentos não cessam por um determinado tempo
·         Onde o Fim do Hades/Inferno é aguardado com toda ansiedade possível

E a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. Apocalipse 20: 13-14

·         Onde o Fogo que aflige a alma nunca apaga
·         Onde se ver a diferença real entre os Ímpios e os Justos.

E eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos; naquele dia serão para mim joias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.
Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve. Malaquias 3: 17-18


    IV.            A Fonte de Inspiração para as Conclusões acima

As Conclusões acima vêm de textos como Lucas 16: 19-31,

¶ Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.
Lucas 16:19-31

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. Apocalipse 21:7-8

Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. Apocalipse 22:14-15

¶ Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. 1 Coríntios 6:8-11

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma