Pular para o conteúdo principal

CARTA À IGREJA DE TIATIRA- ESTUDO BÍBLICO

Carta a Igreja de Tiatira

E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latãoreluzente:
Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram como dizem as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Apocalipse 2: 18-29

                                   A Carta à Igreja de Tiatira serve de Exortação, Consolação e Edificação para todos nós atualmente, essa mensagem dividi em 08 partes:

1.    A Identidade de Cristo;
2.    As Qualidades da Igreja de Tiatira;
3.    Os Defeitos da Igreja;
4.    As Promessas;
5.    A Cidade de Tiatira;
6.    O Comercio da Cidade;
7.    Lídia, a Vendedora de Púrpura;
8.    A Religião.

1.    A Identidade de Cristo
E ao anjo da igreja de Tiatira escreve:Carta direcionada ao Pastor da Igreja de Tiatira para que o mesmo viesse a tratar com a Igreja. Jesus não deixou a Igreja de Tiatira fora de seus planos de Redenção.
Isto diz o Filho de Deus:Ora, sendo Filho de Deus, possui a mesma essência, as mesmas características, o mesmo Poder, a mesma majestade, a mesma unção, a mesma autoridade, a mesma Divindade... Jesus nunca ensinou que era menor do que Deus, apenas quando manifesto na natureza humana se apresentava como “menor do que Deus”, porém, em sua natureza divina sempre se apresentava na mesma medida do Deus Pai. O Profeta Isaías sob a inspiração do Espírito Santo escreveu:

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6

 Que tem seus olhos como chama de fogo:Olhos capazes de sondar e apurar todas as coisas, seu olhar é penetrante ver todas as coisas, nada se oculta diante de seus olhos. Cristo se identifica como o Deus Onisciente, aquele que sabe todas as coisas e ver.
 Pés semelhantes ao latão reluzente:Não devemos interpretar que os pés de Jesus são de latão reluzente. Mas, seus pés como latão reluzente refletem seu poder, sua gloria, sua majestade e sua luz de justiça em meio às trevas. Vale considerar que a cidade de Tiatira era famosa por seu trabalho com bronze polido, uma das peças mais produzidas era o escudo, símbolo de proteção e resistência, já que a cidade servia de base militar para Império Romano.


2.    As Qualidades da Igreja de Tiatira

·         Obras;
·         Amor (Caridade);
·         Serviço;
·         Fé;
·         Paciência;
·         Perseverança;
·         Aumento de obras.

Eu conheço as tuas obras:O Verbo “Conhecer” aqui abrange o sentido mais profundo, compreendendo a causa e o efeito de cada obra, que seja oculta ou pública.
             ...Teu Amor: Também são sondados e compreendidos os sentimentos, principalmente o Amor e o Ódio. Absolutamente nada se oculta diante de seus olhos do Cristo como Deus Onipresente que sonda até os rins e as entranhas.
            ...Teu serviço: Não labutamos no SENHOR em vão, receberemos recompensa por todo tempo empregado em sua obra.
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Coríntios 15:58
            ...Tua Fé: Sem Fé é impossível agradar a Deus, ora é necessário que todo aquele que se aproxima de Deus creia que ELE existe e é Galardoador dos que os buscam.
            ...Tua Paciência: Não deve ser confundida com tolerância, a paciência é um produto da Temperança que por sua vez é um fruto provindo do Espírito Santo.

E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, 2 Pedro 1:6 (comp. Gl. 5:22)

            ...Tuas Últimas obras são mais do que as primeiras: A Igreja de Tiatira contava com muitas obras, desde o principio de sua fundação, e, com o passar do tempo suas Obras foram multiplicadas e maiores dos que as primeiras, Cristo, observou esse importante detalhe.


3.    Os Defeitos da Igreja de Tiatira

Tolerância a Doutrina de Jezabel:

·         Fornicação
·         Consumo de Alimento Sacrificado a Ídolos
·         Convite para o Arrependimento  
·         Uma Conjectura sobre Jezabel na Igreja de Tiatira

Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria. Apocalipse 2: 19-20

                                   A Doutrina de Jezabel consistia em dois Erros gravíssimos: Fornicação e Idolatria, dois elementos que o SENHOR abomina; reprova, e duas razões pelas quais muitos serão excluídos da Vida Eterna. Essas eram as bases dos Ensinos de Jezabel. Faz – se alusão a Jezabel, esposa de Acabe, que se dizia profetisa diante da reverencia que o povo de Israel possuía em relação aos verdadeiros profetas. Jezabel dominava o marido, dava-lhes maus conselhos, arruinava a nação de Israel, e conduzia o povo a Idolatria e a fornicação nos cultos a Baal. A Cena se repetia entre alguns membros da Igreja de Tiatira.

·         A Fornicação: Configurada como prostituição abrangia o campo físico e espiritual da Igreja de Tiatira, a Igreja estava contaminada. As Relações Sexuais Ilícitas e o culto as divindades pagãs de algum modo estava sendo consentido dentro e fora da Igreja.

·         O Consumo de alimentos consagrados a ídolos: A Igreja de Tiatira tropeçava outra vez, caindo no mesmo erro de Igrejas anteriores Pérgamo e Coríntios. Evidentemente alguns participavam direta e indiretamente de festas pagãs.        

·         Convite para o Arrependimento: E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu. Apocalipse 2:20-21. Jesus sendo amoroso e justo deu oportunidade para a falsa profetisa Jezabel se arrepender de seus delitos. Mas, ela não se arrependeu diante da falta de arrependimento daquela que Jesus apresentou como sendo Jezabel, esta pessoa passaria pelo leito de dor (enfermidade). Eis que a porei numa cama... (Ap. 2: 21) Em relação àqueles que estavam adulterando com ela viriam grande tribulações caso não se arrependessem. E sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.Apocalipse 2:21-22. Estava ainda prevista a morte de filhos caso não houvesse arrependimento. E ferirei de morte a seus filhos e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras. Apocalipse 2: 23.

·         Conjectura sobre Jezabel na Igreja de Tiatira: Acredita-se que Jezabel era de fato uma mulher que se dizia cristã e profetisa que congregava na Igreja de Tiatira.  Apesar de ser uma falsa profetisa, ela contava com muitos simpatizantes e seguidores. Essa mulher além de lançar falsas profecias vivia uma vida devassa e se justificava dentro da igreja convencendo a muitos, que não estava em pecado, mesmo sendo seus pecados conhecido por todos. Seu pecado era gravíssimo, envolvia prostituição e idolatria. Pelo que parece ela estava sendo tolerada sem nenhuma represália a altura.  Era um tomate podre dentro da caixa. Esse tomate podre (Jezabel) dentro da igreja estava estragando a Igreja de Tiatira. Então, Cristo como Sumo Pastor toma uma posição enérgica e necessária, depois de convidá-la para o arrependimento dando um tempo para isso, Jezabel não se arrependeu, como conseqüência disso iria para o leito de Dor. Aqueles que se prostituíam com ela passariam por grandes tribulações e caso não houvesse arrependimento genuíno seus filhos seriam mortos.        
            *Para que se conheça melhor a história da falsa profetisa Jezabel casada com o Rei Acabe, é necessária a leitura de 1ª Reis do capítulo 16 até o 21 e 2ª Reis capítulo 9.


4.    As Promessas para os Santos da Igreja de Tiatira

Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram como dizem as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei. Mas o que tendes, retende-o até que eu venha. 
Apocalipse 2:23-25

                        E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações... Nota-se que o premio é para os vencedores que perseveram a até o fim. O Premio NÃO é para os que desistem de caminhar de acordo com a palavra do SENHOR. E sim para os que são vitoriosos e guardam até o fim as obras do SENHOR, a estes o SENHOR Jesus garante o Domínio sobre as nações. ... E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. Diante disso confirma-se o salmo.
Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão.
Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro. Salmos 2:7-9
E dar-lhe-ei a estrela da manhã... Compreende-se que seja plena, absoluta e eterna comunhão com Cristo.
                        A Mensagem a Igreja de Tiatira jamais deveria ser esquecida pela Igreja, nem daquele século e muito menos ainda no presente século. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse 2:25-29.


5.    A Cidade de Tiatira
   Localizada na fronteira de Mísia e Iónia, num Vale fértil banhado por vários rios, entre eles o Rio Lico, na Ásia Menor. Contava com uma importante Rota Comercial, o sistema Rodoviário de Roma, que dava acesso a varias províncias, entre elas cito Pérgamo, capital dos Romanos e Laodicéia. Hoje a cidade de Tiatira chama-se Akhisar (Castelo Branco) na atual Turquia.
  Fundada no ano 280 a.C. por Seleuco I Nicanor, um dos quatro generais de Alexandre, o Grande. A fundação da cidade tinha como finalidade servir de Posto Militar.
                                   Durante o reinado de Otávio Augusto (27 a.C. – 14 d.C.)  Tiatira foi destruída por um violento terremoto, porém, reerguida com a ajuda do Império Romano.
                                   O Nome Tiatira significa “Domino Feminino”, mas, há quem contesta e afirma que Tiatira significa “Sacrifício de Trabalho”.


6.    O Comércio de Tiatira

                                   Tiatira ganhou importância comercial por causa de varias indústrias nela, destacam-se as indústrias de tinta, roupas, apetrechos de bronze, como Escudos, artigos de cerâmica. Politicamente a cidade não era tão influente.
                                   Mas, com o passar do tempo tornou-se um importante Centro Comercial na Ásia Menor, onde se negociava vários produtos, entre eles contava com ampla produção têxtil, entre eles o índigo, havia fabricantes de corante, especialmente o corante púrpura extraído de varias fontes, entre as fontes estava o corante extraído de moluscos marinhos.
                                   A Produção de corante em Tiatira e Filipos já foi comprovada por arqueólogos. Acredita-se que Lídia a vendedora de púrpura, natural de Tiatira, e, tenha sido uma comerciante da cidade de Tiatira. (Atos 16: 14).
                                   Havia muitas Guildas (associações) comerciais, para negociar era preciso fazer partes dessas associações, e a maioria dos membros dessas guildas participavam de festas pagãs consagradas a Apolo (deus sol), contidas de orgias.
                                   Nessas Guildas havia oleiros, alfaiates, tintureiros, tecelões, vendedores (as) de Púrpura, nas vendas de púrpura destaca-se Lídia, a primeira europeia convertida de Paulo, imagina-se a tamanha dificuldade de Lídia em negociar depois que se convertera, desligando-se das festas pagãs e orgias que essas guildas apoiavam.  


7.    Lídia, a Vendedora de Púrpura

"Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia”. (Atos 16:14)
                                   Havia em Filipos, um lugar de oração, à beira do rio, que fora separado, pelas autoridades romanas, especificamente para os judeus buscarem o Deus de Israel, livremente. Lídia de alguma maneira tomou conhecimento desses cultos e começou a participar deles. No sábado, como sempre fazia, lá estava Paulo falando de Jesus de Nazaré para os judeus. O texto de Lucas, em Atos, nos informa que, assentados à beira do rio, Paulo e seus companheiros de equipe falaram a algumas mulheres ali reunidas. Entre elas, estava Lídia, a vendedora de púrpura.
      Natural de Tiatira, possivelmente residente em Filipos ao conhecer o Evangelho por uma série de razões, supondo que ela deveria gostar da cidade por contar com pessoas próximas, uma boa clientela, menos perseguição ao evangelho, e o fato de Filipos está localizada numa excelente rota comercial que facilitava e reduzia distancias em seu comercio de púrpura.
         Deduz ainda que ela era uma judia prosélita, isto é, convertida ao judaísmo, uma viúva ou mulher solteira.
                                   Utilizando como base o texto sagrado é possível imaginar que Lídia era próspera. Segundo Marcial, poeta romano do século I, um manto da mais fina púrpura era alto custo e preço, o mais caro chegando a custar 2.500 Denário (equivalente à diária de 2.500 dias de trabalho, segundo Marcial) era um artigo de luxo, somente a elite poderia comprar. Lídia possuía um comercio de púrpura e trabalhava na área industrial de têxtil com tecidos e artesanatos tintos de púrpura, ou seja, roxo.
                                   Como Lídia era natural de Tiatira é bem possível que ela tenha aprendido varias atividades comerciais em Tiatira antes de morar em Filipo, no mínimo deveria ser filha de comerciantes. Deveria conhecer as técnicas da fabricação de peças e tingimento de tecidos.

Breves Qualidades de Lídia

·         Hospitaleira
·         Mulher Temente a Deus
·         Próspera
·         Hábil em lidar com pessoas
·         Capacidade extrema de se comunicar para convencer
·         Mulher com sede de ouvir e se alimentar da Palavra de Deus
·         Respeitada na Sociedade
·         Mulher Decidida e Sábia
·         Líder

“E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.” (At 16.15).


8.    A Religião

                                   Havia muitos templos em Tiatira como exemplo o Templo de Apolo (deus sol, o mais poderoso depois de Zeus na mitologia grega) Templo de Artêmis, Santuário de Sambate.
                                   A Principal religião de Tiatira era a adoração ao deus Apolo Tyrimnaios (deus sol), associada ao Culto ao Imperador. Apolo era conhecido com o "Desviador do mal", era o líder que presidia as Leis Religiosas e as Expiações, ou seja, fazia reparos aos erros e culpas humanos. Os cultos envolviam rituais ligados a previsões do futuro; a morte; a vida etc. por meios de profetas e oráculos, tudo isso regado por licenciosidade e orgias sexuais.
                                   Os Cultos em Tiatira eram exercidos por meio de uma profetisa que ocupava uma cadeira trípode, que entrava em transe e entregava mensagens. Não há fonte segura quanto ao nome desta mulher, mas, especula-se que era Jezabel a qual mesmo sendo pagã, conseguia seduzir e atrair alguns cristãos da Igreja de Tiatira. Como seus cultos eram envolvidos sacrifícios, alimentos consagrados a ídolos e orgias sexuais, deveriam arrebanhar multidões naquele tempo.  
                                   A Igreja de Tiatira além de enfrentar o paganismo, enfrentava também um herege conhecido como Montano que contava com duas “profetizas” falsas, Prisca e Maximila. O Montanismo ganhou muitos adeptos, por ser uma seita anticristã, cujo foco era a Segunda Vinda de Cristo.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma