Pular para o conteúdo principal

A TERRA DE NODE E SEUS MISTÉRIOS DESVENDADOS



 
Pouco se sabe sobre a Terra de Node, o lugar onde Caim se Refugiou após assassinar seu irmão Abel e formou uma família. Mas, seguindo as informações da Bíblia podemos tirar algumas conclusões. Do mesmo modo podemos também dispensar algumas concepções equivocadas acerca da Terra de Node.

A Palavra ‘Node’ no hebraico significa “Exílio”, "Fuga", pode ser entendida como “Terra do Exílio” ou “Terra da Fuga”, ou ainda como “Terra de Peregrinação”. Estava ao leste do Jardim do Éden, não há indicio bíblico de que havia alguma família por lá. Com a leitura bíblica entende-se que Node foi a Terra da Fuga de Caim, onde ele levou consigo sua esposa e formou família, fundando a primeira Cidade como o nome de Enoque, nome de seu filho.

Respondeu-lhe Jeová: Por isso quem matar a Caim, sobre ele cairá à vingança sete vezes mais. Deu Jeová a Caim um sinal, de que não lhe daria a morte quem quer que o encontrasse.
 Saiu Caim da presença de Jeová, e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.
Conheceu Caim a sua mulher; ela concebeu, e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade do nome de seu filho, Enoque.
A Enoque nasceu Irade; Irade gerou a Meujael, Meujael gerou a Metusael e Metusael gerou a Lameque. Gênesis 4: 14-18



                                                                                                               I.      As Suposições sobre a Terra de Node?


Há duas correntes teológicas famosas sobre a Terra de Node. A Primeira defende a idéia que esta Região já era habitada por Node e sua família, alguns crêem que era uma família de gigantes. Outros acreditam numa família de porte normal, as suposições são diversas, mas, ambas defendem a opinião que a Terra de Node, onde Caim se refugiou após assassinar Abel, já era uma terra habitada.

A Segunda segue uma linha completamente oposta, alega que a Terra de Node era uma Terra onde nenhuma família havia. Caim fugiu para uma Terra estranha, desconhecida e desabitada por pessoas, era conforme o significado do nome, “Terra da Fuga”. 

As suposições que declaram que a Terra de Node era habitada entram em contraste com Bíblia.

Também entram em conflito com a Bíblia as suposições que afirmam que a Terra de Node foi fundada por um homem chamado “Node”, daí, com a chegada de Caim, uma das filhas de Node casou-se com Caim gerando filhos e filhas.

Porém, essas suposições caem por Terra, quando a Bíblia declara que a Família de Adão e Eva era única família existente, e, não vieram de outro planeta. O Homem foi formado com a matéria prima (pó) extraída do planeta Terra, Deus assoprando em suas narinas deu o espírito de vida, fazendo do homem uma alma vivente, o primeiro ser humano, enquanto Eva era a mãe de todos os viventes (Gn. 3: 20). 

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. Gênesis 2:6-8


... E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental... O Jardim do Éden foi plantado para o homem habitar e formar sua família, não há registro dentro da Bíblia que a Terra de Node era habitada por outra família. O que torna bastante frágil qualquer teoria que se sustente na idéia que a Terra de Node continha famílias antes de Caim chegar lá.



                                                                 II.      As Evidências Bíblicas que a Terra de Node não havia Famílias

Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.
O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.
¶ E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.
E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque; Gênesis 4:12-17


As Evidencias que a Terra de Node era desabitada por família surgem no próprio texto sagrado, veja algumas:

a)     Disse Caim: “... Serei fugitivo...”: Ora, um fugitivo necessita se refugiar numa terra onde ninguém o conhece. Se, Node de fato fosse um cidadão, seria conhecido pela família de Adão, inclusive de Caim e Abel. Não seria o melhor lugar para Caim refugiasse.

b)     “... E será que todo aquele que me achar, me matará...”: Como Caim estava fugindo de pessoas com receio de ser morto, ele precisaria habitar numa Terra desconhecida completamente desabitada por pessoas. Daí justiça o nome Terra da Fuga (Node).

c)      O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse. Caim habitando numa Terra desconhecida de todos; se alguém tivesse que matá-lo necessitaria de procurá-lo, neste caso a Terra de Node seria uma Terra de Exílio, desconhecida.

d)     E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden. Até então, o texto passa a idéia que apenas a Região do Éden era habitada por civilizações. Enquanto, que a Região da Terra de Node ao Leste era uma área inabitada.

e)     Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra. Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada. Gênesis 4: 11-13.  A Terra de Node com a presença de Caim seria automaticamente amaldiçoada, ela ‘não produziria com tanta força’, seus frutos de algum modo estaria comprometidos. Uma terra assim não atrai moradores.

f)       E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque... O Verbo ‘Conheceu’ aqui denota ‘Relação Sexual’, como se ver em textos como Gênesis 4: 1,25. Onde relata que Adão ‘Conheceu Eva’ e gerou Caim, e ‘tornou a conhecer sua esposa e gerou um filho chamado Sete’.

g)     E chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque... Não havia uma Cidade na Terra Node, foi necessário fundar uma cidade lá, mais uma prova e evidencia que a região era desabitada por pessoas, a primeira cidade na Terra de Node levou o nome do filho primogênito de Caim, Enoque.

h)      Outra evidencia que foi no Jardim do Éden que a primeira família foi formada é a criação da mulher. Adão não buscou uma mulher para ser sua parceira em outra parte do planeta Terra, pois nem existia nenhuma mulher. Deus lhe pôs um sono profundo. E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Gênesis 2: 18

i)        ...E habitou na terra de Node, ao oriente do Éden. Conheceu Caim a sua mulher; ela concebeu, e deu à luz a Enoque. O Texto não diz: “Onde encontrou Caim sua mulher”, ao invés disso o texto denota que Caim já era casado antes de chegar a Terra de Node, e lá gerou filhos e filhas.

j)        ...E habitou na terra de Node, ao oriente do Éden. Conheceu Caim a sua mulher; ela concebeu, e deu à luz a Enoque (Gn. 4: 16,17) Caim não foi a Terra do Exílio (Terra de Node) para casar por lá e fazer família; Caim já estava casado, mas não tinha filhos e filhos. Após o assassinato de seu irmão Abel, não havia mais ambiente para Caim permanecer junto com seus familiares. Daí justifica-se sua Fuga para uma terra de exílio, distante onde ninguém poderia encontrá-lo para matá-lo.
k)       


    III.      Caim casado com a própria Irmã?

 
À Medida que vamos lendo os capítulos 1, 2, 3,4 e 5 de Gênesis conclui-se que a Adão e Eva era o único casal de ser humano existente no planeta.  E para procriar Adão e Eva geraram muitos filhos e filhas, tornando assim possível a união conjugal entre irmãos, que mais tarde foi proibida com a Lei de Moisés (Levítico cap. 18) cerca de 1.500 anos após a morte de Adão.  

Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez.
Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados.
E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.

E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. Gênesis 5:1-4

Levanta várias evidências que Adão e Eva geraram filhas além de Caim e Abel. Possibilitando Caim fugir para a Terra de Node com uma de suas irmãs e lá procriar.

E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.
E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque; Gênesis 4:16-17


Apenas um Homem e uma mulher foram criados, e destes vieram todos os seres humanos. Sendo Eva a mãe de todos os viventes e Adão o primeiro Homem e único até o nascimento de Caim seu primeiro filho. Assim elimina-se a hipótese de que houvesse outra família além da família de Adão e Eva.

E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes. Gênesis 3:20

Adão e Eva geraram filhos e filhas permitindo assim o casamento de Caim com uma de suas irmãs, antes de se refugiar na Terra de Node.

E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. Gênesis 5:4



 A Bíblia revela que Caim foi o primeiro filho do sexo masculino do casal, todavia, revela de modo “quase” implícito que antes de Caim Adão e Eva geraram “Filhas”. Eva alegra-se muito quando gera Caim e diz: ... Alcancei do SENHOR um homem. Gênesis 4:1

Em nenhum lugar a Bíblia afirma que Caim era o primogênito de Adão e Eva. Como se faz em outras referencias bíblicas cito alguns exemplos.

 Judá, pois, tomou uma mulher para Er, o seu primogênito, e o seu nome era 
Tamar. Gênesis 38:6

E chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai.Gênesis 41:51

E estes são os nomes dos filhos de Israel, que vieram ao Egito, Jacó e seus filhos: Rúben, o primogênito de Jacó. Gênesis 46:8
E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus. Mateus 1: 25



 ACESSE: 

http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2014/06/as-filhas-de-adao-e-eva.html



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma