Pular para o conteúdo principal

AS IMAGENS DE JESUS SÃO MESMO DE JESUS?


Será que aquele Jesus com olhos azuis ou verdes é mesmo o Jesus da Bíblia? Será que os cabelos de Jesus eram longos e a cor de sua pele era branca? Será que o escultor não se inspirou na pessoa errada para fazer a imagem de Jesus? Enfim, quem é o Jesus que temos na parede, nas imagens que carregamos?

O segundo mandamento de  Deus para seu povo é muito claro:

Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;
Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. Deuteronômio 5:7-10

Sabe - se que no tempo de Jesus não havia máquina fotográfica, havia escultores e artistas que desenhavam pessoas. Porém, é interessante nota que nenhum desenhista contemporâneo de  Cristo fez qualquer desenho dele ou imagem.

Esse fato deve -se ao costume da Igreja Cristã primitiva que nunca usava imagens em suas cerimônias religiosas, nem mesmo a imagem de Cristo ou de qualquer outro vulto cristão. Isso graças a pratica da Lei Moisaica e as recomendações de apóstolos renomados como Paulo, João e outros. Numa de suas Cartas o apostolo João escreveu:

Filhinhos, guardai -vos dos ídolos. Amém. 1 João 5:21

Costume da Igreja Cristã Primitiva em relação as Imagens

E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 2 Coríntios 6:16

Por outro lado, Sendo Jesus judeu fica difícil imaginá -lo de olhos verdes ou azuis, já que a extrema maioria dos judeus são de olhos pretos ou castanhos.  A Cor de sua pele deveria ser morena devido ao calor do sol no Oriente Médio, e devido ao fato de seus ancestrais serem uma Raça Miscigenada (misturada). Então, dificilmente Jesus seria um homem branco com olhos azuis ou verdes.

O Profeta Isaías nos passa a seguinte imagem de Cristo:

 Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Isaías 53:1-3

O Profeta Isaías apresenta Jesus como um homem de origem de uma terra seca, uma pessoa desprovida de beleza e formosura,  não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.

Neste sentido temos que admitir que a aparência física e Jesus não bela, formosa e atraente. Trata -se de um Jesus muito diferente dos quadros pintados ou desenhados que temos visto hoje espalhados pelos cantos, onde é pintado/desenhado um Jesus de boa aparência.
Tudo nos leva a crer que estão nos apresentando um Jesus comercial, belo, ou seja um Jesus vendável, já que o “Feio” não vende tanto. As vezes o artista se inspirou em alguém que ele achasse bonito, sem considerar o caráter do rapaz, não se importando que seja um homicida, um devasso, em resumo um Mau Caráter, para representar Jesus, o Santo dos santos.  

Já imaginou possuir a imagem de um tremendo mau caráter na parede acreditando que ele é Jesus?

Sabemos, que se Jesus desejasse ser belo no aspecto fisico, ele faria isso com perfeição inquestionavel e absoluta. Todavia, a beleza de Cristo estava no seu interior e não exterior.

O Senhor Jesus deu orientações de como adorá- lo, ele revelou a maneira de como devemos buscá -lo e servi- lo:

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:22-24

Os Cabelos de Jesus eram cumpridos?

Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? 1 Coríntios 11:14
Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. 1 Coríntios 11:15
O Apostolo Paulo foi uma testemunha ocular de Jesus, era contemporâneo de Jesus, viu Jesus face a face e sabia melhor do que qualquer um de nós como Jesus fisicamente era.
Ora, se os cabelos de Jesus fossem longos, como se ver em algumas gravuras, São Paulo jamais ensinaria a Igreja que homem ter o cabelo longo é desonroso. E que a honra estaria com as mulheres por deixar seus cabelos cumpridos.

Conclusão:

O Jesus das imagens e esculturas que vemos é muito diferente do Jesus verdadeiro, a Bíblia em nenhum lugar incentivar o uso da imagem de Cristo ou qualquer outro como objeto de adoração ou de culto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma