Pular para o conteúdo principal

Data do Nascimento de Cristo- Censo de Quirino, algumas controvérsias



Há um consenso no meio cristão entre estudiosos na afirmativa de que Cristo não nasceu em 25 de dezembro do ano 01 d.C . sabe-se que nessa data é comemorado o nascimento do deus Sol, havia uma movimentação religiosa no império Romano durante a comemoração pagã. A Igreja com finalidade de “apagar” o paganismo dentro do famoso e extenso Império decidiu fazer uma espécie de “Sincretismo Religioso”, ou seja, uma associação de deuses mitológicos com personagens cristãos de grande vulto e influência dentro da Igreja Primitiva.



Os Censos de Cesar Augusto, Imperador Romano 



Segundo o Monumentum Ancyranun (1)Augusto realizou três vezes o recenseamento dos cidadãos romanos em seu Império, a saber: nos anos de 726,746 e 767 da fundação de Roma, ou seja, nos anos 28 e 8 a.C. e 14 d.C.


Todavia, Testemunhos de Tácito (55-120) e Strabo (60 - 20 d.C.)  indicam que Quirino entre 12 a.C e 01 d.C. esteve na Cilicia (atual Turquia) anexada a província da Síria promovendo Guerra na Região, sabe-se que somente Prefeito ou Governador possuía o Direito Legal de Realizar Guerra Mobilizando seus súditos com aval de Roma, a menos que ele fosse um comandante de Exército na frente da batalha. 


Sendo Quirino comandante de Exercito entre 12 a.C e 01 d.C o prefeito/ governador da Siria seria Sêncio Saturnino/ Quintilio Varo.


Admite-se 03 Possibilidades:

Quirino

1) Quirino foi Governador/ Prefeito da Síria por duas vezes, uma delas em 6 d.C. a 12 d.C. conforme Flávio Josefo relata em sua obra "Antiguidades Judaicas". 


2) Quirino foi o Procurador do Prefeito Sêncio Saturnino nomeado para realizar o Censo, considerando que a palavra grega Hêgemoneúein utilizada por Lucas (2;1) designa "Administrador, Procurador, Prefeito e Governador."


3) Quirino foi Governador/ Prefeito Interino Síria durante 02 Recenseamentos.  



A Certeza que temos com dados históricos é que Públio Sulfício Quirino teve uma forte atuação na Síria durante dois Censo ordenados pelo Imperador Cesar Augusto, sendo ele o responsável pelos dois Recenseamentos realizados na região.  

Assim o ano do Nascimento de Cristo se aproxima de 08 a. C. se a data Monumentum Ancyranum realmente estiver certa. Por outro lado temos que considerar a revolta e Recusa do povo judeu de participar do Censo, adiando o Censo cerca de 1 a 2 anos, nos aproximando de 6 e 7 a.C. 

Acerca da Data exata do Nascimento de Cristo, não existe nada de concreto, apenas suposições, a Urantia, chega ao ponto de determinara a data do nascimento de Cristo em  21 de agosto do ano 7 a.C. 

A única certeza que temos é que o Nascimento de Cristo ocorreu durante o Reinado de Herodes o grande,no governo de Cesar Augusto, E na ocasião de um Censo estava sendo realizado, enquanto a Quirino era procurador da Síria. 


¶ E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse

(Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria). Lucas 2:1-2)


Cesar Augusto (nascido em 23/09/63 a.C. - falecido em 19/08/14 d.C.) governou o Império Romano de 27 a.C. até 14 d.C. sucedeu seu tio-avó Julio Cesar.  
(fonte: WIKIPÉDIA) 

"Herodes, também conhecido como Herodes I ou Herodes, o Grande (ca. 73 a.C. — Jericó4 a.C. ou 1 a.C. ), Ora, se o governo de Herodes iniciou 37 a.C. e terminou em 4 a.C. 
Tetrarquia de Herodes é o nome geralmente dado ao sistema de governo que se criou nos domínios de Herodes, o Grande depois de sua morte em 4 a.C. Ele deixou disposto em testamento o que pretendia fosse feito do reino que conquistara e governara com mão de ferro. Segundo sua vontade, o reino seria dividido entre três dos filhos que ainda estavam vivos:
 (fonte: WIKIPÉDIA) 

Públio Sulpício Quirino este foi procurador da Síria por um longo período de tempo, houve uma fase que Quintilio Varo era o Governador, mas o Procurador encarregado imediato pelo "Censo" era Quirino. 

O Nascimento de Cristo deve haver ocorrido por volta de 06 a.C. descartando o ano 01 d.C como possível ano do Nascimento de Cristo. Este erro já admitido por pesquisadores no Calendário Juliano, constatando um erro entre 04 e 06 anos de diferença. 

A Data real do Nascimento de Cristo não importa, se fosse tão importante estaria bem explicita e destacada na Bíblia. O que realmente nos importa é celebrar o Nascimento de Cristo em todo o tempo e dias de nossas vidas pois, ele é nosso único e suficiente Salvador. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma