Pular para o conteúdo principal

Zacarias, Pai de João Batista - Parte 2ª Final (Personagens Bíblicos)

¶ Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel.
E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.
E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade. Lucas 1:4-7



O Anuncio do Nascimento de João Batista

Zacarias atendendo ao sorteio pré estabelecido há seculos no reinado de Davi, foi para o Tempo oferecer o Incenso. Lembrando que cada sacerdote era sorteado apenas uma vez na vida para cumprir a escala.
E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade.
E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma,
Segundo o costume sacerdotal, coube -lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso.
E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso.
E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso.
E Zacarias, vendo -o, turbou -se, e caiu temor sobre ele.
Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.
E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento,
Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.
E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus,
E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.
Disse então Zacarias ao anjo: Como saberei isto? pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade.
E, respondendo o anjo, disse -lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar -te e dar- te estas alegres novas.
E eis que ficarás mudo, e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se hão de cumprir.
E o povo estava esperando a Zacarias, e maravilhava -se de que tanto se demorasse no templo.
E, saindo ele, não lhes podia falar; e entenderam que tinha tido uma visão no templo. E falava por acenos, e ficou mudo. Lucas 1:6-22


Destacando a Mensagem do Anjo Gabriel

  • Não Temer: Deus previa o Massacre dos inocentes ordenado pelo Rei Herodes Magno, querendo assassinar o Messias, temendo que este reinasse em seu lugar. Assim como a diferença da idade entre João Batista e Jesus era de apenas seis meses durante a "Morte dos Inocentes", João Batista era apenas um bebê. Zacarias e sua Mulher não precisa temer nada e a ninguém pois Deus cuidaria de tudo, inclusive do parto e do sustento da família.
  • Oração Ouvida: Zacarias sempre sonhou em ser pai, como todo e qualquer homem, e ele deseja esse filho com sua esposa. Além do mais ele acreditava piamente que Deus poderia realizar esse como já fizera outrora com Rebeca e Sara ancestrais de sua esposa, entre outros casais que confiavam em Deus.
  • Anuncio do Nascimento do filho: Agora Deus de um modo especial envia um anjo para anunciar a Zacarias que lhe nasceria um filho, dentro do lugar do Santo dos Santos.
  • Prazer e Alegria no Nascimento: O Nascimento de João Batista era um motivo especial de prazer e alegria por vários motivos:
a) Isabel sonhava em ser mãe, teve seu sonho realizado
b) Isabel se sentia humilhada e envergonhada em ser estéril
c) Isabel tornou-se mãe na velhice como Sara esposa de Abraão, o que era um motivo de orgulho
d) O Menino trazia alegria para a casa
e) Zacarias e Elisabete tiveram suas orações atendidas em tempo oportuno.
  • A Grandeza diante de Deus e dos Homens: Era um milagre estupendo, dois anciões gerarem um filho na velhice, quebrando não só a esterilidade, mas também superando as dificuldades da velhice, algo espantoso e inacreditável perante amigos e parentes.
  • Abstinência de Vinho e Bebidas fortes: Nazireado? Provavelmente sim! João Batista como Sansão teria cabelos longos e abstinência de vinho e derivados de uvas (Livro de Números 6) porém sua força e Poder seria na Palavra.
  • Cheio do Espírito Santo desde o ventre: Como Sansão, João Batista era cheio do Espírito, mas, ao agiu em linha contrária a Sansão, foi um homem exemplar em tudo, sendo reconhecido e apresentado por Cristo como o maior profeta. João Batista provavelmente não casou, dedicou-se inteiramente ao SENHOR e sempre foi cheio do espírito Santo.
  • Não Temer: Toda as vezes que Deus nos vocacional para uma grande missão, ele nos dá segurança e garantias, para não temer.


  • Oração Ouvida: Tudo nos lev a crer que Zacarias e Isabel oravam há varias anos pra gerar um filho, pois, para muitos naquele tempo, gerar filhos era uma questão de honra, principalmente para a mulher, que sendo estéril era motivo para sentir grande vergonha. A oração respondida significava grande conquista no auge da velhice, depois de um ministério exemplar ao longo da carreira, o fim de um jugo de vergonha de mulher estéril sobre Isabel.


  • Anuncio do Nome do filho: O Nome do filho seria “João” segundo a Wikipédia significa:  O nome João tem sua origem etimológica direta no latim Ioannes que, por sua vez, é derivado do grego Ιωάννης (Ioánnis). Todavia a origem etimológica primitiva encontra -se na língua hebraica no nome יוחנן (Yôḥānān), forma reduzida de יהוחנן(Yəhôḥānān). O significado da forma hebraica de João é "Deus é propício"1 , "Deus Mostrou Favor", "Deus Foi Clemente" ou "Graça Divina".(WIKIPÉDIA)


  • Prazer e Alegria no Nascimento: Ao nascer o menino, foi apresentado a Zacarias que durante todo o período de gravides ficou mudo por duvidar em seu coração da mensagem do anjo Gabriel. Imagine sua alegria quando sua mudez foi quebrada quando anunciou o nome “João”. Houve uma clima de alegria entre amigos e familiares de Zacarias, estes momentos de alegria é desde o ventre, constata -se com  visita da jovem Maria, a mãe de Jesus.


  • A Grandeza diante de Deus e dos Homens: O Próprio Mestre Jesus testemunhou de João:  E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele. Lucas 7:28.


  • Abstinência de Vinho e Bebidas forte: Não está explicito que João Batista era Nazireu como muito deduzem, pois, não há nenhuma referencia que faça tal declaração, ou que João tenha cabelos longos sem jamais passar navalha, ou João não consumia uva, vinagre e seus derivados com exceção ao vinho. É claro que ele não poderia ingerir bebida alcoólica. O que o anjo Gabriel recomenda não atende completamente ao voto de Nazireu como está escrito na Lei:  De vinho e de bebida forte se apartará; vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte não beberá; nem beberá alguma beberagem de uvas; nem uvas frescas nem secas comerá.Todos os dias do seu nazireado não comerá de coisa alguma, que se faz da vinha, desde os caroços até às cascas.Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou ao Senhor, santo será, deixando crescer livremente o cabelo da sua cabeça.Todos os dias que se separar para o Senhor não se aproximará do corpo de um morto. Números 6:2-6
 
  • Cheio do Espírito Santo desde o ventre: João Batista era cheio do Espírito Santo desde o ventre algo assim nunca se viu.


  • A Conversão de muitos filhos de Israel: De fato muitos filhos de Israel se converteram através das mensagens de João, inclusive alguns dos apóstolos, a saber João e André (Jo.1.19,35,40) Até soldados romanos corruptos e cruéis se rendiam a mensagem pregada por João aceitando o seu Batismo nas águas (Lc. 3:14)
  • O Espírito e Virtude de Elias: Estudiosos espíritas imaginam que João Batista era a reencarnação do Profeta Elias, todavia, entram em conflito com a Bíblia, porque o próprio João Batista ensinava que não era Elias ou sua reencarnação.
E perguntaram -lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não. João 1:21
E perguntaram -lhe, e disseram -lhe: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta? João 1:25
O Espírito e a Virtude de Elias significa comunhão com o mesmo Espírito, o Espírito Santo, na mesma Virtude, representa no mesmo poder, na mesma graça, na mesma autoridade, na mesma linha de mensagem que convidava o povo ao Arrependimento, a Comunhão com Deus, convite para Salvação.   


E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo. João 1:20

  • Preparação de um Caminho: João Batista era o precursor de Cristo, ele era tão íntimo com Deus e cheio do Espírito Santo que foi confundido com Cristo, porém, João preparava o povo para receber o Cordeiro de Deus que lava e salva o pecador.  
  • A Duvida de coração: Zacarias apesar de lembrar que Abraão e Sara geraram Isaque na velhice, estava com dificuldade de crer que o mesmo ocorreria com ele e sua esposa. A duvida em nosso coração sempre nos causa danos.

  • Mudez: O Silencio de Zacarias era um mistério entre Deus e ele, que ninguém mais poderia desvendar. Zacarias recebeu a mensagem diretamente de um anjo e duvidou, tamanha era a imaturidade de Zacarias em alguns aspectos. Agora o mesmo período de uma gravides é o tempo de duração da mudez de Zacarias. O Silencio é quebrado assim que o menino nasce, profunda e sem limites foi a experiência de Zacarias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma