Pular para o conteúdo principal

LÍDIA A VENDEDORA DE PÚRPURA


  • Mensagem baseada em Atos 16:11 ao 15

Filipos era a primeira Cidade do Distrito da Macedônia, e uma colônia romana, onde Paulo passou alguns e conheceu uma vendedora de púrpura chamada Lídia, da Cidade de Tiatira, era uma mulher temente a Deus, seu coração tinha fome e sede de ouvir a Palavra de Deus, e sempre estava atenta a ouvir a Mensagem divina.  

Lídia era uma mulher convincente, comunicativa, decidida que atraia as pessoas pela sua simpatia. É importante considerar que a pessoa de Lídia foi a que mais se destacou em sua família, apesar de todos serem batizados na sua casa.

Possuía uma vida exemplar e de Bom testemunho, a ponto de dizer a Paulo: Se haveis julgado que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso. Este convite foi lançado por ela junto com sua família. Verifica-se a Hospitalidade de Lídia e sua família.

O Valor da Purpura era muito alto, somente a elite poderia adquirir tal tecido, isso revela que Lídia acessava a todos os níveis sociais da sociedade, desde a mais pobre a mais rica, incluindo pagãos e cristãos, ela sabia lidar com todos.

Segundo os escritos de Marcial o preço da púrpura poderia facilmente ultrapassar a casa dos 2.500 denários, o equivalente a 2.500 dias de trabalho. A Púrpura era um artigo de luxo, que somente a elite poderia adquirir.

Lídia comprava Púrpura e revendia; isso indica o poder aquisitivo de Lídia, e sua clientela, portanto acreditasse que algumas mulheres da elite converteram-se ao cristianismo através de Lídia.

A Fala de Lídia era persuasiva e convincente, o apostolo Paulo não tinha o hábito de se hospedar em qualquer lugar, mas Lídia, liderando a família rogou humildemente a Paulo e seus companheiros para que se hospedarem na casa de sua família a tal ponto de convencê-lo.  
    
Atos 16: 15 Depois que foi batizada, ela e a sua casa, rogou-nos, dizendo: Se haveis julgado que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.

Quanto ao estado civil de Lídia não se sabe ao certo, ela deveria ser uma mulher casada, já que foi batizada ela e sua casa, pode-se supor também que poderia ser uma mulher solteira ou viúva, que assumia a liderança da família e sustentava a todos. Mas o consenso é que ela era uma mulher de muitas posses que servia a Deus com muito esmero e que seu coração era tocado por Deus para atentar para a Palavra de Deus.

Apesar de contar com uma clientela privilegiada e abastarda de recursos, e de desenvolver atividades comerciais, Lídia sempre achava um tempo para buscar a palavra de Deus. Pois acima de tudo Cristo nos disse:



Mateus 6: 31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? Ou: Que havemos de beber? Ou: Com que nos havemos de vestir?
32 (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.
33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma