Pular para o conteúdo principal

MULHERES PODEM OU NÃO FALAR NA IGREJA? 1 CORINTIOS 14


  • 1 Co. 14: 1 Segui a caridade; contudo aspirai aos dons espirituais, porém sobre todos ao de profecia... As podem aspirar os Dons espirituais? Principalmente o de Profetizar para edificar, consolar e exortar a Igreja? 
Resultado de imagem para Apostolo paulo e as Mulheres





1 Co. 14:2 O que fala em língua, não fala a homens, senão a Deus; pois ninguém o entende, mas em espírito fala mistérios... 

Já que a mulher deve ficar em silencio na igreja, ela pode buscar os Dons de variedades de línguas? Sim, porém, é importante que busque também o dom de interpretação, e que fale com moderação dentro das recomendações desta carta de Paulo. 
3 Porém aquele que profetiza, fala a homens para edificação, exortação e consolação... Ora, se uma mulher pode ao profetizar Edificar, consolar e exorta uma igreja o que a impede de pastorear a Igreja, não é a função de profeta mais elevada do que a função de pastor? (Ef. 4:11) 
4 Aquele que fala em língua, edifica-se a si mesmo; mas o que profetiza, edifica a igreja... Tanto Homens como mulheres podem e devem buscar a edificação e a santificação. 
5 Quero que todos vós faleis em línguas, mas antes que profetizeis; maior é aquele que profetiza do que aquele que fala em línguas, a não ser que as interprete, para que a igreja receba edificação.... Paulo queria que todos, não importando se homens e mulheres falassem em línguas (não ao mesmo tempo), porém, dava enfase ao Dom de Profecia, que homens e mulheres buscassem esse dom a fim de edificar, consolar e exortar a igreja. 
6 Agora, porém, irmãos, se eu for ter convosco, falando em línguas, de que vos aproveitarei se não vos falar por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de instrução?... Imagine uma Mulher falando em línguas e interpretando para revelação, Ciência, profecia e INSTRUÇÃO?

As Responsabilidades e os Cuidados no Exercício dos Dons 

Cabe aos homens e Mulheres de Deus exercer os dons espirituais com Ordem e decência, e acima de tudo com Entendimento, sem discriminação.  

1 Co. 14; 7 Até as coisas inanimadas quando emitem som, quer flauta quer cítara, se não fizerem diferença de sons, como se conhecerá o que se toca na flauta ou na cítara?
8 Porque se a trombeta der um som incerto, quem se preparará para a batalha?
9 Assim também vós, se pela língua não proferirdes discurso fácil de se entender, como se conhecerá o que se fala? pois estareis falando ao ar.
10 Há, como acontece, tantas espécies de vozes no mundo, e nenhuma há sem significação.
11 Se, portanto, eu não souber a significação da voz, serei um estrangeiro para aquele que fala; e aquele que fala, será um estrangeiro para mim.
12 Assim também vós, desde que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles, para a edificação da igreja.
13 Por isso quem fala em língua, ore para que a interprete.
14 Pois se eu orar em língua, o meu espírito ora, mas o meu entendimento não dá fruto.
15 Que farei, então? orarei com o espírito, e orarei também com o entendimento; cantarei salmos com o espírito, e cantarei também com o entendimento.
16 De outra forma se bendisseres com o espírito, como dirá o amém às tuas ações de graças aquele que ocupa o lugar de indouto, visto que não sabe o que dizes?
17 tu, na verdade, dás bem as graças, mas o outro não é edificado.
18 Dou graças a Deus que falo em línguas mais que todos vós;
19 mas na igreja eu antes quero falar cinco palavras com o meu entendimento, para que instrua também a outros, do que dez mil palavras em língua.
20 Irmãos, não vos torneis meninos no juízo. Na malícia, contudo, sede crianças; mas no juízo tornai-vos homens feitos.... Quando Paulo diz irmãos, isto inclui as mulheres. 
21 Na Lei está escrito: Por homens de outras línguas e por lábios de estrangeiros falarei a este povo, e nem assim me ouvirá, diz o Senhor.
22 Assim línguas são para sinal, não aos que crêem, mas aos incrédulos; a profecia, porém, não aos incrédulos, mas aos que crêem.
23 Se, portanto, a igreja inteira se reunir num mesmo lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão que estais loucos?
24 Se, porém, todos profetizarem, e entrar algum incrédulo ou indouto, por todos é convencido, por todos é julgado.... "Todos" indica que Homens e Mulheres estão inseridos dentro desse contexto. 
25 Os segredos do seu coração se tornam manifestos; e assim, caindo com o rosto em terra, adorará a Deus, declarando que realmente Deus está entre vós.


"Todos" na Congregação 

Que farei, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um tem salmo, tem ensino, tem revelação, tem língua, tem interpretação; que tudo se faça para edificação.
1 Coríntios 14:26

1 Co. 14: 26 Que farei, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um tem salmo.... 
Imagem relacionadaAs Mulheres podem Salmodiar? Se a resposta for "sim", não está em contradição 1 corintios 14:34? Onde elas tem que ficar caladas? Se a resposta for "não" Por que Paulo aqui não deixou claro que somente os irmãos poderiam salmodiar?
 Amados, as Mulheres podem salmodiar junto ou separadamente dos Homens, desde que esteja em perfeita comunhão com a igreja e esteja preparada para o louvor.  
Tem ensino... Somente os Homens podem ensinar, as mulheres estão proibidas? E o "todos" de Paulo exclui as mulheres? Aqui, Paulo não proíbe que as mulheres ensinem aos Homens, as mulheres não são permitidas ensinarem aos "maridos". 

Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o MARIDO, mas que esteja em silêncio.1 Timóteo 2:12

 Tem revelação... As Mulheres podem ou não revelar ou precisam ficar "caladas" mesmo que Deus revele alguma coisa? As mulheres podem sim profetizar na Igreja veja o que Paulo nos diz:

1 Co. 14:31 Pois todos, um após outro, podeis profetizar, para que todos aprendam e todos sejam exortados.

 Tem língua... Mulheres e Homens podem falar em Línguas desde que haja interpretação, com ordem decência e dentro das regras. 

1 Co. 14: 27 Se alguém falar em língua, não falem senão dois ou, quando muito, três, e cada um por sua vez; haja um que interprete;
28 mas se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo e com Deus.
  tem interpretação; que tudo se faça para edificação.

As Mulheres não são proibidas por Paulo de falar em Línguas nas igrejas, logo se eu me isolar em 1 Corintios 14:34,35 estarei entrando em conflito com a mensagem inteira de Paulo.  

1 Co. 14: 29 Falem os profetas, dois ou três, e os outros julguem... Nisto as mulheres estão inseridas? Sim! Paulo incentivou a "todos" homens e mulheres a biscarem principalmente o dom de profetizar. 

1 Co. 14: 1 Segui a caridade; contudo aspirai aos dons espirituais, porém sobre todos ao de profecia

1 Co. 14: 30 Se for dada alguma revelação a outrem que estiver sentado, cale-se o primeiro... 

Se um Homem estiver profetizando, e Deus passar uma Revelação para uma Mulher, o Homem dever terminar de entregar a revelação e ceder o espaço para a Mulher. 

1 Co .14: 31 Pois todos, um após outro, podeis profetizar, para que todos aprendam e todos sejam exortados.  32 Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas,33 porque Deus não é Deus de confusão, mas de paz. Como em todas as igrejas dos santos,

As mulheres estejam caladas nas igrejas

Resultado de imagem para Mulheres na igreja primitiva1 Co. 14: 34 As mulheres estejam caladas nas igrejas; pois não lhes é permitido falar, mas estejam em sujeição, como também diz a Lei.... Isolando este versículo eu entro em conflito com toda a carta de Paulo. Neste caso a mulher não pode mais salmodiar, falar em Línguas, saudar as pessoas, ensinar, pregar e principalmente profetizar para edificar, consolar e exortar a Igreja. 


Mas, se eu começar a ler o versículo seguinte, já sei do que se trata. 

1 Co. 14: 35 Se, porém, querem aprender alguma coisa, perguntem-na em casa a seus maridos; porque é vergonhoso para uma mulher o falar na igreja. ..

 Entende-se que as Mulheres casadas tendo alguma duvida acerca do culto devem perguntar  a seus maridos crentes. 
Então, Paulo conclui o assunto sobre a Ordem e decência no culto da seguinte maneira: 

1 Co. 14: 36 Porventura saiu de vós a palavra de Deus, ou não veio ela senão para vós?
37 Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor; 38 mas se alguém desconhece, é ele desconhecido.
39 Assim, meus irmãos, aspirai a profetizar, e não proibais o falar em línguas;
40 mas faça-se tudo com decência e ordem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Jesus Cuspiu antes de curar o Cego?

  Mensagem com base em João 9: 1-23 I – Qual causa da Cegueira do Homem?        Este nascera cego curiosamente para Glória de Deus, os discípulos procuravam uma causa para a cegueira e perguntaram: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Fizeram a pergunta possivelmente com base em Êxodo: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.   Êxodo 20:4-5 1)        Cegueira como maldição hereditária, por parte dos pais; 2)       Cegueira Por causa dos próprios pecados. 3)       Cegueira para que se Manifeste as Obras de Deus Jesus descartou as duas primeiras possibilidades, com seguinte resposta: Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.   João 9:2-3               O Homem era cego para que em hora oportuna se manifestass

SEXO ANAL NA BÍBLIA E NA CIÊNCIA

    A - O Sexo Anal na Bíblia                              A Pergunta chave é: O Sexo Anal é Pecado? A Bíblia permite o sexo anal para pessoa casada com seu conjugue? Vamos responder a luz da Bíblia a tais perguntas e vamos verificar na Ciência o sexo anal e seu real significado na língua portuguesa, hebraica, e grega.                          A Palavra Sodomia não se encontra na Bíblia em Hebraico, a palavra encontrada é Sodomita, a qual lançada para o grego se escreve Arsenokoitesum = Que se deita com um macho como com uma fêmea, sodomita, homossexual.                            A Palavra Sodomia encontramos no latim é mais ampla e refere-se: Perversões Sexuais, em ênfase o Sexo Anal, independente de ser entre Heterossexuais ou Homossexuais. Ou seja a relação sexual anal, e não importa se homem com mulher ou homem com homem, o sexo anal em sí é abominável.                               De qualquer maneira as palavras Sodomita e Sodomia estão ligada a Cidade de Sodom

Cabelo da Mulher Cristã- Nove (09) Lições Bíblicas

Referencias: 1ª Co. 11:4-15/ 1ª Tm. 2: 9,10/ 1ª Pe. 3: 1-3                            Três passagens bíblicas utilizadas por “teólogos” radicais, com estilo farisaico, para proibir as tranças, cortes e frisados nos cabelos, além do uso de jóias.  Mas em destaque nesta postagem, é o cabelo da Mulher Cristão. Temos postagens que tratam do uso de jóias nos seguintes sites: Deus condena o uso de Jóias?   http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2011/10/deus-condena-o-uso-de-joias.html O Uso de Jóias segundo Paulo e a Bíblia http://prjefersonfabiano.blogspot.com.br/2013/01/o-uso-de-joias-segundo-paulo-e-biblia.html Nove Lições sobre o Cabelo da Mulher Cristã segundo a Bíblia: 1.      Cabelo longo da mulher cristã lhe é Honroso 2.      Cabelo tosquiado/rapado na mulher cristã é Desonroso 3.      Cabelo longo da mulher é sinal de poderio sobre os anjos 4.      Cabelo longo em lugar do véu 5.      Um traje modesto com pudor é mais importante que uma